Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Jogos Abertos classificam 101 equipes para a fase final

A fase regional dos 54º Jogos Abertos do Paraná (Japs) chegou ao fim neste domingo (18), classificando 101 equipes de modalidades coletivas, da Divisão B, para a fase final, que neste ano será em Toledo, de 11 a 20 de novembro. A fase regional, iniciada dia 12 de setembro, foi realizada em oito sedes (Castro, Corbélia, Jussara, Marialva, Palmital, Pato Branco, Rolândia e São José dos Pinhais) com a participação de mais de 6 mil atletas e 491 equipes de 180 municípios. Em Palmital houve a parceria da subsede em Pitanga.

19/09/2011 - 08:18


“Mesmo com a reordenação do calendário da fase regional, passando de julho para setembro, tivemos uma participação representativa, o que demonstra o interesse dos municípios pelo esporte. É uma competição em que os municípios se inscrevem por modalidades, nas quais têm mais chances de classificação. Assim, no futsal, por exemplo, obervamos municípios pequenos disputando em igualdade com os grandes, em mais uma demonstração da força do esporte no Estado”, analisa o secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman.
As modalidades em disputa na fase regional foram basquete, bolão, futsal, handebol e vôlei, nos dois sexos, e bocha e futebol, só pelo masculino. Classificaram-se os campeões de cada sede, num total de 87, e mais 14 vice-campeões. Seriam, na verdade, 96 campeões e 5 vices (nas modalidades mais concorridas), mas em algumas sedes faltaram inscrições em determinadas modalidades, como no basquete feminino, bocha e bolão feminino e masculino, razão de aumentar o número de vices contemplados. Em algumas sedes também houve classificação automática por se tratar de inscrição única na correspondente modalidade.
Os Jogos Abertos do Paraná, disputados por seleções municipais e atletas acima de 18 anos, com algumas exceções, são em duas divisões nas modalidades coletivas, menos o vôlei de praia apenas na Divisão A. Já as individuais são todas da Divisão A. Da fase regional participam somente equipes da Divisão B. As equipes da Divisão A entram direto na fase final, quando serão inseridas as outras modalidades: atletismo, ciclismo, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, nos dois sexos, e ginástica rítmica apenas no feminino
Estão classificadas para a fase final, sem disputar a fase regional, também as equipes da Divisão B do município-sede da fase final, no caso as de Toledo. Essas equipes são das seguintes modalidades e categorias: basquete, bocha, bolão, futebol e handebol, no masculino; e futsal, handebol e vôlei, no feminino. Já as integrantes de Toledo na Divisão A são as equipes de basquete e bolão, no feminino; e futsal e vôlei, no masculino.

Da Ae Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29