Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Alunos da Escola Ecológica reverenciam Dia da Árvore

Plantar, adubar, regar. Estes verbos vêm sendo bem conjugados pelos alunos do terceiro ano da Escola Ecológica, no Jardim Santa Maria. Há um mês, com sementes cedidas pelo Florir Toledo, eles iniciaram um modesto cultivo de pinheiros e para a alegria dos pequenos semeadores algumas mudas já brotaram. Em pleno Dia Mundial da Árvore, comemorado nesta quarta (21), as futuras gerações experimentam o sentimento de estar ligado à natureza.

20/09/2011 - 14:29


“As crianças percebem o cuidado exigido para que as plantas sobrevivam”, explica a educadora ambiental, Inês Casagrande Zatta, apontando ainda que se desenvolve o trabalho em grupo e a noção sobre o próprio ciclo da vida. “Evidentemente, algumas sementes não vingam e isto também faz parte do processo da natureza. Eles adoram essa atividade e gostam mais de lidar com a terra do que ficar em sala de aula”, brinca Inês.
Os alunos lembram, em coro, do “Dia da Árvore” e apontam que o crescimento das plantas como motivo de felicidade para toda turma. “É legal ver que o nosso trabalho está dando certo. A gente coloca adubo e não esquece de dar água também”, lembra Maria Eduarda Rambo Dias, de 8 anos.  
A ideia da atividade foi proposta pela professora Lourdes Oticia de Moraes. “Na minha infância, em Barão (RS), a gente brincava muito de plantar os pinhões nas montanhas e encostas”, recordando que a Araucária é símbolo do Paraná e de que, no final do ano, as árvores plantadas pelas crianças serão utilizadas no cenário do presépio da escola. “A consciência ambiental hoje é bem maior, mas a gente continua precisando de mais. Pretendemos compor um poema coletivo em homenagem ao Dia da Árvore”, avisa a mestre, que leciona há 28 anos.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29