O consórcio de gestão vai funcionar da seguinte forma: todos os projetos relacionados às secretarias de governo serão elaborados em parceria entre Estado e entidades municipalistas, através de seus respectivos departamentos de planejamento e projetos. Por estar adiantado neste segmento, o Oeste, através da Amop, servirá de inspiração às demais entidades. “As entidades cumprirão importante papel não só a elaboração dos projetos, mas a condução dos trabalhos, no acompanhamento da obra e em suas medições”, destaca Eliezer.
Segundo o presidente da Amop, a medida trará vários benefícios às entidades envolvidas: o governo vai repassar recursos aos consórcios para subsidiar as estruturas funcionais de cada associação e a forma de concentrar as ações de governo em nível regional. Isso vai facilitar a agilização dos processos, gerar economia ao governo e fortalecer o interior”, destaca.
Na quinta-feira da semana que vem está agendada reunião dos departamentos jurídicos das municipalistas e marcar protocolo de intenção para as associações. É necessária a aprovação de lei específica por parte das câmaras de vereadores para que a iniciativa saia do papel. Por isso, participarão da reunião também os presidentes dos legislativos municipais. A meta é que tudo esteja pronto ainda este ano. Segundo Eliezer, somente a Secretaria Estadual de Educação tem represados R$ 150 milhões, desde 2008, para projetos voltados à melhoria das escolas estaduais.
Da Assessoria
GERAL
Governo do PR firma parceria com entidades municipalistas para criar consórcio de gestão
Presidentes de associações municipalistas do Estado participaram nesta terça-feira (20) de uma reunião na sede da Sedu (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano), para discutir a formulação de um consórcio de gestão entre as instituições envolvidas no sentido de agilizar a liberação de recursos estaduais para obras na capital e interior do Estado a partir do próximo ano. O encontro contou com a participação do secretário Cesar Silvestre e do presidente da autarquia Paranacidade, Roberto Santoro. A região Oeste foi representada pelo prefeito de Corbélia e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Eliezer José Fontana.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



