1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Sebrae/PR realiza Workshop de Inovação em Marechal Cândido Rondon

Na quarta-feira (21) empreendedores do setor de agronegócio da microrregião de Marechal Cândido Rondon participam do Workshop de Inovação, iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Fundação Araucária, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio de entidades locais. A capacitação, que acontece das 14h às 17h no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Marechal Rondon, é gratuita e faz parte das ações do Projeto Agentes Locais de Inovação na região.

21/09/2011 - 10:37


De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, mais de 50 empresários de agroindústrias e produtores rurais são esperados para o treinamento. “O Projeto começou em 2009 e, desde julho do ano passado, outras 60 agroindústrias e produtores rurais de segmentos como embutidos, panificados, fruticultura, mel, dentre outros, são acompanhados por um agente local e consultores do Sebrae/PR. Nosso objetivo é mostrar a importância da inovação em empreendimentos da agricultura familiar (produtores e agroindústrias de pequeno porte) e, principalmente, que essa inovação não precisa ser concebida com muito investimento financeiro ou alta tecnologia”, explica.
Na programação do Workshop de Inovação, complementa Emerson Durso, os participantes do Projeto terão a oportunidade de conhecer casos práticos de inovação no setor em que atuam. “Além da apresentação do caso de sucesso de uma agroindústria de Marechal Rondon, a Izaura Alimentos, o Workshop também trará apresentação de três palestras, uma para conscientizar sobre a importância da inovação e outra sobre como praticar a inovação”, orienta o consultor do Sebrae/PR.
Charles Cardoso de Aguiar é o agente local de inovação, capacitado pelo Sebrae/PR, para trabalhar com o grupo de agronegócio da microrregião de Marechal Rondon. Segundo ele, a evolução dos participantes do Projeto depende muito do comprometimento e dedicação à inovação. “O Projeto Agentes Locais de Inovação oferece o subsídio em conhecimento para que o empreendedor inicie processos de melhoria em sua propriedade ou agroindústria. Mas as ações dependem do esforço e da vontade que cada um tem de crescer”, enfatiza.
O caso de sucesso apresentado no Workshop de Inovação, salienta o agente local, é um bom exemplo de que a motivação e o comprometimento geram resultados positivos para os negócios. “A Izaura Alimentos tem se mostrado bastante ativa e aberta a inovar. Os empresários e colaboradores perceberam que com pequenas mudanças podem melhorar o rendimento do trabalho e resultados da empresa.” No Workshop, a empresária Cristiane Spohr, que administra a Izaura Alimentos, vai contar o que foi possível inovar com o auxílio do Projeto.
“Desde que aderiram ao Agentes Locais de Inovação, a agroindústria já aumentou a parte física da empresa, adquiriu novos equipamentos, um caminhão para entrega dos produtos, dentre outras melhorias. Em busca constante de aperfeiçoamento, também deram início ao Programa de Boas Práticas de Fabricação, incluíram um novo produto da marca e estão em fase de negociação para a entrada de outros dois. Para divulgação, estão começando a pensar em redes sociais e, a longo prazo, em um site para mostrar seus produtos ao mercado”, acrescenta Charles Aguiar.
“A inovação está mais ligada à qualificação de processos e a criatividade do empreendedor do que com o investimento financeiro. Pretendemos mostrar práticas simples que podem ser aplicadas no dia a dia dos negócios, tornando-os mais rentáveis e competitivos”, destaca Emerson Durso. São apoiadores locais do Workshop de Inovação em Rondon a Unioeste, a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Circuito
O Workshop de Inovação é uma mobilização estadual e, na região oeste, também foi realizado em Foz do Iguaçu, no dia 20 de setembro, focado ao setor de Turismo e, em Terra Roxa, no dia 22, para o setor de vestuário. Em cada município do Paraná assistido pelo Projeto Agentes Locais de Inovação, a iniciativa realizará três palestras com os seguintes temas, nessa ordem: “A consciência sobre a importância da inovação como fator de competitividade”; “Apresentação de casos de sucesso do Projeto Agentes Locais de Inovação”; e “Como iniciar a prática da inovação na sua empresa”.
Para o consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Projeto Agentes Locais de Inovação, Olavio Schoenau, o Workshop de Inovação pretende desmistificar o conceito de inovar, muitas vezes associado apenas à tecnologia, consolidando, junto aos empresários, a consciência de que medidas, no sentido da inovação, são viáveis e fundamentais para elevar a capacidade competitiva de qualquer empreendimento.
“Inovar significa mudar procedimentos de maneira que sensibilize positivamente o mercado. Por isso, a primeira palestra propõe esclarecer e conscientizar o empresário sobre a importância e os benefícios da inovação como fator de competitividade”, afirma Olavio Schoenau. Já na segunda palestra, o coordenador estadual do Projeto diz que o Workshop visa mostrar aos empresários que inovar é uma ação possível, seja a empresa simples ou mais estruturada.
Para o terceiro tema do Workshop de Inovação, Schoenau ressalta que a proposta é oferecer alternativas aos empresários sobre como iniciar a prática da gestão da inovação. “Muito se fala sobre inovar, mas pouco se ensina sobre como começar a construir a cultura no dia a dia das empresas. Esperamos oferecer essa contribuição aos participantes”, assinala.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29