Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Ginástica Laboral entra na rotina corporativa

Sair da rotina no ambiente de trabalho e dedicar alguns minutos do tempo para cuidar do bem estar do corpo. A proposta da Ginástica Laboral tem tornado a prática comum nos ambientes corporativos. Na Unimed Costa Oeste, por exemplo, duas vezes por semana, os colaboradores realizam exercícios e alongamentos. O processo - que acontece em grupo - leva, em média, quinze minutos.

21/09/2011 - 13:54


Segundo a professora de Educação Física e orientadora da ação, Jaqueline Luciane Ludvig, o procedimento pode ser revertido em bons resultados nas tarefas de rotina. “A ginástica laboral gera benefícios psicológicos e sociais. A confiança nos movimentos é um destes fatores”, conta a orientadora.
A Ginástica Laboral auxilia na redução de casos de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (Dort). Ela não é obrigatória, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “É preventiva”, conclui Jaqueline.

Dicas
No escritório

Sentado: mantenha os pés apoiados no chão. Regule a altura de sua cadeira. Opte por assentos com apoio para os braços. Com as costas eretas inspire o ar pelo nariz e expire pela boca. Relaxe o abdômen enquanto respira.

Ainda sentado, tome uma distância aproximada e estique os braços à frente do monitor. Com uma das mãos, apoie a palma contrária com os dedos para cima. Após, force os dedos baixo, alongando o pulso. Repita a operação com a outra mão.

Na mesma posição, vire o pescoço em direção ao ombro. Repita do outro lado.

Bolas de silicone ou borracha com densidade média auxiliam na força dos dedos e braços. Com as duas mãos e cotovelos na altura dos ombros segure o material e pressione. Repita a operação.

Em pé: com os pés apoiados ao chão. Tome como base a distância de seus ombros. Estique os braços para cima. Respire.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29