Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Parceria forma quarta turma de auxiliares de confecções

A quarta turma de alunos do programa “Auxiliar de confecções – Caminho da Profissão” concluiu o curso, na semana passada. Com isso, os 14 alunos estão aptos a ingressar no mercado de trabalho e atender a demanda de mão de obra das indústrias do setor de confecções.

21/09/2011 - 15:07


A entrega dos certificados foi feita pelo presidente da Acit, Walmor Lodi, do gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai), Ademir Fiametti, do diretor do Empreender, Friederich Schiller, do diretor da secretaria municipal de Indústria e Comércio, Gilberto Engelmann, da diretora de Educação do Senai, Denise Limberger e empresários integrantes do Núcleo Setorial de Indústrias de Confecções.
O curso foi viabilizado em parceria entre o Núcleo Setorial de Indústrias de Confecções, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo(Acit), Prefeitura e Senai.
Com 160 horas de carga horária, em aulas ministradas pela instrutora Ana Lúcia, do Senai, na Incubadora São Francisco, o curso qualificou  profissionais que saem com domínio de costura para inserir-se no mercado de trabalho. Contudo, necessitam continuar se qualificando para que possam enquadrar-se ao o ritmo produtivo que as empresas requerem, explica a diretora do Senai, Denise Limberger.
De acordo com o diretor do Empreender, da Acit, Friederich Schiller, o projeto iniciado no ano passado atende a necessidade das empresas, que têm carência de mão de obra qualificada, proporciona resultados expressivos para o município, com geração de mais renda às famílias e crescimento do segmento têxtil.
“O treinamento abre oportunidades para que as pessoas aprendam a trabalhar no ofício, se integrem às empresas do Núcleo e prossigam a qualificação na profissão”, diz Schiller.
Ressalta também que as empresas do Núcleo Setorial de Indústrias de Confecções pretendem dar continuidade a este projeto de qualificação, com cursos mais avançados, para formar profissionais de “primeira” e que o mercado precisa com urgência.
“O mercado está em expansão, contudo, se não contarmos com profissionais qualificados, não é possível crescer”, ressalta Schiller.

Trabalho garantido
As jovens Patrícia Francisco, 22 anos, e Fernanda Fernandes, 23,  concluíram o curso e estão empregadas. Na verdade, relatam, foram contratadas mesmo sem experiência, para aprender na empresa e agora terão condições de desempenhar melhor suas funções. “A gente vai melhorando com a prática, mas a intenção é continuar fazendo mais cursos”, disseram.
Lázaro Cruvinel Borges, 52 anos, era o único representante da ala masculina no curso. Aposentado, ele explica que decidiu aprender porque o setor oferece muitas oportunidades no município. “Recentemente minha esposa Andréia fez o curso básico, continua se aperfeiçoando e enxergamos ótimas oportunidades para trabalhar”, comentou.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29