Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Circo da Alegria mantém campanha para arrecadação de livros

A campanha de arrecadação vai continuar e faz parte do projeto de incentivo à leitura realizado durante o ano
25/09/2024 - 18:06
Por Assessoria


Cerca de 800 livros foram arrecadados para o Circo da Alegria e estarão disponíveis para leitura das crianças e adolescentes. A campanha de arrecadação foi realizada durante a XVIII Mostra de Circo Social e XI Festival Nacional de Circo, de 9 a 13 de setembro, e envolveu a comunidade e também os grupos sociais que participaram da Mostra. A campanha será mantida  e o Circo continua aceitando doações.
O projeto social de circo que fez o maior número de doações foi o Piaget, de Cascavel, com a entrega de 323 exemplares. Com isso eles serão premiados com uma apresentação especial do espetáculo Circo e Letras, do Circo da Alegria, preparado para a Mostra e Festival. A data será definida em conjunto entre os dois projetos sociais, explica o coordenador do Circo da Alegria, Dado Guerra.
Todos os exemplares estão à disposição das crianças e adolescentes que frequentam  o Circo da Alegria. Os usuários terão livre acesso aos materiais e poderão ler nos intervalos das atividades circenses ou mesmo levar para casa. “Não haverá um controle dos livros com cadastro dos materiais como ocorre nas bibliotecas, mas os alunos são orientados a ler e devolver ou passar para outras pessoas que também tem interesse. Queremos que estes livros circulem e sejam lidos pelo maior número de pessoas possível”, explica Dado.
A campanha de arrecadação vai continuar e faz parte do projeto de incentivo à leitura realizado durante o ano e que resultou, entre outras ações, na montagem do espetáculo Circo e Letras. A proposta de trabalhar a leitura nasceu de uma reclamação trazida pela comunidade escolar em relação ao baixo nível de leitura entre as crianças e adolescentes e as suas consequências. Durante o ano foram feitas várias atividades, incluindo palestras, momentos de leitura, saraus, redação de diferentes tipos de textos, e, por fim, a montagem e apresentação do espetáculo.
A coordenadora pedagógica do Circo da Alegria, Paula Bombonatto, que comandou o projeto, pretende dar continuidade no próximo ano, em função das diversas questões que precisam ainda ser trabalhadas e o interesse dos alunos pelo tema. O sonho dela, a partir deste projeto, e fazer uma publicação com a participação dos estudantes contando a história do Circo da Alegria em Toledo e na região.
Quem tiver interesse em colaborar com a campanha do livro do Circo da Alegria pode fazer a sua doação no picadeiro do Circo, ao lado da escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa. Somente não serão aceitos livros didáticos escolares.