As ações do projeto envolvem professores, coordenadores e agentes educacionais. Para os alunos do Curso Técnico em Agropecuária começa já no primeiro ano, quando eles devem produzir e selecionar as mudas reflorestáveis, demarcar a área a ser reflorestada e acompanhar o crescimento da planta. “No segundo e no terceiro ano, os alunos continuam acompanhando o crescimento e desenvolvimento das árvores realizando ainda as atividade de reposição das árvores que por ventura morrerem, a manutenção da identificação das espécies e a avaliação do crescimento e desenvolvimento”, completa a professora Marta Marivania Soranço, uma das coordenadoras da atividade.
Mas o projeto não se limita apenas ao Colégio: durante a comemoração da semana da pátria, no dia sete de setembro, são distribuídas mudas de espécies florestais para a população, no momento do desfile.
“Todo este trabalho tem o objetivo de conscientizar os educandos sobre o cuidado que devemos ter em relação às árvores, pois o desmatamento indiscriminado pode levar, ao que até pouco tempo era considerada uma hipótese distante e remota, o surgimento de desertificação, agora visto como um problema em todas as regiões do mundo”, explica o diretor da Unidade Pedagógica de Produção do Colégio, professor Paulo Fabro.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Colégio Agrícola se destaca com Projeto Ambiental
Na semana em que se comemora o dia da árvore, o Colégio Agrícola de Toledo se destaca com uma atividade que incentiva a preservação e o plantio de espécies nativas. O projeto “Minha Árvore é Mais que Uma Vida” teve início em 2004. Nele, cada aluno adota uma árvore, participando no processo de identificação, seleção, cultivo, preparo do solo, plantio e tratos culturais necessários a espécie escolhida, tornando-se assim o responsável pelo seu desenvolvimento.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%