Casa de not%c3%adcias 1144x150 1144x150

ELEIÇÕES

Costenaro fala da vitória, futuro governo e seus pilares

O prefeito eleito diz que a vitória é resultado da capacidade de agregar do grupo e a receptividade da comunidade a um novo Projeto; ele defendeu a formação de uma equipe de governo técnica e empática

07/10/2024 - 10:12
Por Redação


O Comitê de apoio a Mário Costenaro (Republicanos) estava em festa, na noite deste domingo (6). Uma vitória apertada, o republicano fez 35.189 votos, 46,03 % dos votos válidos, contra 34.568 votos, 45,22 % dos votos válidos conquistados pelo atual prefeito, Beto Lunitti (PSD). A candidata pelo Partido dos Trabalhadores, Professora Nelsi fez 6.694 votos, 8,76 % dos votos válidos.

O prefeito eleito estava emocionado com a vitória, mas defendeu que o resultado foi fruto do processo construído pelo grupo e assim foram se preparando para o desfecho das urnas. “O projeto que nós construímos, que partiu do zero, tinha um sentido: de agregação. Fomos agregando pessoas que tinham um propósito muito forte, muito definido. Lutamos contra muitas questões, nunca é fácil, mas respeitamos a todos neste processo”. 

Costenaro defendeu que o processo eleitoral foi claro. “Eu acho que as posições foram muito bem definidas, todos se posicionaram, todos os candidatos se posicionaram da maneira como tinha de se posicionar, e eu agradeço”.

Sobre a tese de virada do pleito Costenaro contestou. “Eu disse hoje, o pessoal tem falado de virada, não é virada, a gente veio no processo de construção, um processo de construção começou com o propósito, como eu falava anteriormente, foi de agregar, fomos trazendo as pessoas, que foram sendo acolhidas por uma comunidade, por outra comunidade, pelo interior do município, pelos bairros, a coisa foi crescendo, e foi se transformando”.

Mário Costenaro acredita que o Projeto proposto por eles foi assentado em solo fértil, germinou e brotou na vitória. “Nós sabemos da nossa responsabilidade que é de cultivar essa terra. Queremos agregar novas ideias, entender todo esse contexto que está aí. Vamos ter um bom trabalho de planejamento, diagnóstico, as situações que estão mais necessitadas, as coisas boas que devem ser continuadas, vamos desbravar caminhos diferentes também, porque essa foi a nossa mensagem”.

Ele reafirmou que Toledo tem um bom desenvolvimento econômico, mas acredita que ele pode ir além. “Podemos chegar de uma maneira muito mais acentuada, com resultados efetivos, na saúde, na educação, no trânsito, no  planejamento, enfim, que a gente crie ambientes propícios, para que a gente possa ter uma melhor qualidade de vida, em todos os setores, e isso é algo que não se faz do dia para noite, é algo que não se faz em um passe de mágica, é algo que se faz com planejamento, criando uma visão de Toledo, para daqui vinte e trinta anos, mas sabendo, elencar prioridades, para que a partir de janeiro próximo, consigamos executar nossas metas de curto, médio e longo prazo”.

Costenaro defendeu a agregação de pessoas para a construção do Projeto. “Serei incansável nisso, buscarei muita gente, para construir com a gente esses projetos, mas a gente vai atrás de ações, pois a gente precisa de resultados efetivos, encontraremos obstáculos, mas nós estaremos sempre propensos ao diálogo, ao respeito, a reciprocidade, a se colocar no lugar do outro, para compreender inclusive as suas necessidades, aliás são fundamentos, para a construção de um projeto de desenvolvimento”. 

O prefeito eleito agradeceu a equipe que trabalhou para a vitória. “Agora é momento de comemorar, mas mais do que comemorar, o meu momento agora é gratidão, eu quero agradecer, agradecer a muita gente, como eu tenho gente para agradecer. A gente construiu um projeto, agregamos pessoas, não fui eu que agreguei, as pessoas me acolheram, algo que apaixona, é algo que comove, é algo que emociona”.

Formação do governo

Mário Costenaro defendeu o perfil da equipe que deve formar o governo. “Nunca houve comprometimento de pessoas de interesse com ninguém, nós temos as pessoas que trabalharam na campanha, mas os critérios serão qualificação técnica e saber lidar com pessoas, isso é o que eu quero ter na minha equipe, gente que entenda da sua área, mas que também tem partilha, isso é o primordial no serviço público, e nós vamos procurar construir através disso. É fácil? É difícil? É um processo! Num processo de desenvolvimento, às vezes a gente avança, às vezes a gente espera, às vezes a gente precisa buscar outros caminhos, mas sempre com critério, sempre com a lucidez que a gente precisa avançar, sempre com a lucidez dos obstáculos que a gente tem”.

Sem nome %281144 x 250 px%29