A Economia Verde e a Governança para o Desenvolvimento Sustentável, considerados desafios estudados com cautela em diversos países, serão dois dos principais assuntos do evento. De acordo com o representante do grupo Juventude Paranaense, André Átila Bonilauri Mendes, a estrutura e a delimitação destes temas quando bem elaborados podem contribuir em diversos segmentos, tanto para a sociedade civil, quanto para o próprio futuro do planeta.
De acordo com Mendes, os temas são importantes no cenário ambiental brasileiro e, ao compreender esta necessidade, o país tem se mobilizado para discutir e elaborar idéias que agora poderão ser analisadas também pelos paranaenses durante a Conferência. “Somos parceiros, pois acreditamos na importância dos temas propostos, principalmente na Governança para um Desenvolvimento Sustentável”, destaca.
Além do Paraná, o movimento busca atingir outros estados e municípios brasileiros. A idéia é incentivar a realização de políticas públicas e projetos relacionados às recomendações da Conferência para a RIO+20.
O Ministério do Meio Ambiente deve apresentar em novembro a posição do Brasil para o secretariado da ONU. Para auxiliar no traçado deste perfil, a Consulta Pública visa justamente a participação da sociedade e dos órgãos da esfera público-privada, que a partir dos resultados obtidos, pretende fortalecer e subsidiar ações que possam ser definidas no evento que será realizado no Rio de Janeiro, em 2012. “É desta maneira, criando parcerias e unindo as pessoas que conseguiremos transformar a sociedade”, incentiva Mendes.
Fórum Permanente Agenda 21 Paraná
Além da Juventude Paranaense, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Grupo de Trabalho Paranaense para RIO+20 já haviam se reunido na última quarta-feira (21), na sede da Secretaria, para definir algumas propostas do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná.
Na ocasião, cerca de 80 membros reafirmaram o compromisso internacional brasileiro assumido em 1992, na RIO-92, para a promoção das avaliações dos projetos executados como trabalhar em ações para a diminuição de eventuais lacunas sobre o tema.
Da AE Notícias
GERAL
Juventude Paranaense participa de Conferência para a RIO+20
Jovens paranaenses estão reunidos neste domingo (25), na Sociedade Integral de Ensino Superior (SIEN), onde será realizada a Conferência RIO+20 para Juventude Paranaense. O objetivo é propor idéias e fazer contribuições para a Consulta Pública do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e durante o zero draft da Organização das Nações Unidas (ONU) – documento oficial da Rio+20.
Mais lidas
- 1Caco Barcellos destaca a força do jornalismo como instrumento de transformação
- 2Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 3Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 4O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 5Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



