A Economia Verde e a Governança para o Desenvolvimento Sustentável, considerados desafios estudados com cautela em diversos países, serão dois dos principais assuntos do evento. De acordo com o representante do grupo Juventude Paranaense, André Átila Bonilauri Mendes, a estrutura e a delimitação destes temas quando bem elaborados podem contribuir em diversos segmentos, tanto para a sociedade civil, quanto para o próprio futuro do planeta.
De acordo com Mendes, os temas são importantes no cenário ambiental brasileiro e, ao compreender esta necessidade, o país tem se mobilizado para discutir e elaborar idéias que agora poderão ser analisadas também pelos paranaenses durante a Conferência. “Somos parceiros, pois acreditamos na importância dos temas propostos, principalmente na Governança para um Desenvolvimento Sustentável”, destaca.
Além do Paraná, o movimento busca atingir outros estados e municípios brasileiros. A idéia é incentivar a realização de políticas públicas e projetos relacionados às recomendações da Conferência para a RIO+20.
O Ministério do Meio Ambiente deve apresentar em novembro a posição do Brasil para o secretariado da ONU. Para auxiliar no traçado deste perfil, a Consulta Pública visa justamente a participação da sociedade e dos órgãos da esfera público-privada, que a partir dos resultados obtidos, pretende fortalecer e subsidiar ações que possam ser definidas no evento que será realizado no Rio de Janeiro, em 2012. “É desta maneira, criando parcerias e unindo as pessoas que conseguiremos transformar a sociedade”, incentiva Mendes.
Fórum Permanente Agenda 21 Paraná
Além da Juventude Paranaense, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Grupo de Trabalho Paranaense para RIO+20 já haviam se reunido na última quarta-feira (21), na sede da Secretaria, para definir algumas propostas do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná.
Na ocasião, cerca de 80 membros reafirmaram o compromisso internacional brasileiro assumido em 1992, na RIO-92, para a promoção das avaliações dos projetos executados como trabalhar em ações para a diminuição de eventuais lacunas sobre o tema.
Da AE Notícias
GERAL
Juventude Paranaense participa de Conferência para a RIO+20
Jovens paranaenses estão reunidos neste domingo (25), na Sociedade Integral de Ensino Superior (SIEN), onde será realizada a Conferência RIO+20 para Juventude Paranaense. O objetivo é propor idéias e fazer contribuições para a Consulta Pública do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e durante o zero draft da Organização das Nações Unidas (ONU) – documento oficial da Rio+20.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus
- 4Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 5Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



