Ele também alerta que depois do período de amamentação a mamadeira e a chupeta continuam sendo contra indicadas para as crianças. Segundo ele os produtos prejudicam o desenvolvimento da arcada dentária e do processo de deglutição. "O ideal mesmo é que à medida que a criança vai saindo do peito, a mãe consiga pular do peito já para aqueles copos com bico e a seguir para o copo."
Não existem produtos que possam substituir mamadeiras ou chupetas. A melhor maneira de diminuir a ansiedade da criança é levá-la para o colo da mãe. Este ano a Campanha Nacional de Amamentação do Ministério da Saúde convoca a sociedade para apoiar a mulher que amamenta para que ela possa ter energia e disposição de alimentar seu filho com leite materno até os dois anos de idade.
Amamentação
O leite materno tem tudo o que os bebês precisam para crescer com saúde. Além de ser a principal fonte de nutrientes, protege a criança de doenças como infecções respiratórias, alergias e diarréia. A amamentação tem outra função importante, que é a de garantir ossos fortes aos pequenos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera ideal que 90% a 100% das crianças menores de seis meses tenham no leite materno um alimento exclusivo.
É importante ressaltar que o Sistema Único de Saúde tem profissionais capacitados para oferecer, gratuitamente, assistência à mulher que amamenta, desde o período da gestação.
Do Ministério da Saúde
SAÚDE
Mamadeira e chupeta interferem na amamentação
A longo prazo, o uso das mamadeiras e de chupetas pode prejudicar o desenvolvimento da criança. O Ministério da Saúde não recomenda o uso tanto da mamadeira quanto da chupeta porque atrapalham a forma como o bebê vai mamar no peito. "A criança começa a estranhar o bico do peito e acaba acontecendo uma coisa que é muito triste, que a mãe está cheia de leite e a criança fica sem conseguir amamentar e rejeitar o peito da mãe", explica o coordenador da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.
Mais lidas
- 1Em Toledo, 1200 mulheres vivem sob medida protetiva de urgência! Mulheres clamam pelo fim da violência!
- 2Graduação segue como principal caminho para ascensão social e financeira no Brasil
- 3Tese da AGU obriga autor de feminicídio a ressarcir pensão do INSS
- 4Programa Empreende Toledo será lançado dia 27
- 5Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI
Últimas notícias
- 1“Venha pedalar com a gente!”: 1º Ciclo Tour Smel está com inscrições abertas
- 2SMM ministra palestras sobre violência contra a mulher para adolescentes
- 3Cesta básica sobe pelo segundo mês consecutivo em Toledo
- 4Saúde apresenta projeto piloto e aproxima serviços no Jardim Maracanã
- 5Sicredi chega a 10 milhões de associados em todo o Brasil




