Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

POLÍTICA

Lunitti fala à imprensa sobre seu governo, futuro político e transição

O prefeito defendeu as ações do seu governo, disse que parabenizou o prefeito eleito pela vitória e colocou sua equipe à disposição para dar início a transição; ele detalhou suas expectativas políticas 

07/10/2024 - 21:19
Por Redação


Beto Lunitti recebeu a imprensa para comentar o resultado eleitoral. Na ocasião, o prefeito apresentou à imprensa uma prestação de contas do seu mandato e respondeu às perguntas da imprensa.

O prefeito agradeceu os 35.448 eleitores que votaram e referendaram o seu governo, mas que apesar da diferença de votos ser pequena, respeitava a vontade dos eleitores e que já tinha enviado uma mensagem ao Mário Costenaro parabenizando pelo pleito.

Lunitti destacou a representação do município em relação as questões geopolíticas, no Estado. “Toledo é importante do ponto de vista daquilo que são as suas riquezas, o município tem alto poder de produção, de proteína animal, de alimentos, também tem um importante setor produtivo industrial, de serviços e outros tantos. Uma sociedade com 160 mil habitantes, que evidentemente exige ações governamentais firmes”.

O prefeito disse que para atender tantas demandas foi necessário formar uma equipe bem articulada. “É um time com determinação, com vontade de fazer, e a gente teve! Entregamos com eficiência, eficácia e efetividade, tudo aquilo que fizemos. Torço que o Mário, junto com o Lúcio, escolha as pessoas para estarem aqui dedicadas”.

Beto Lunitti destacou ações executadas pelo seu governo. “Nós governamos de uma forma muito clara objetiva, dentro da técnica, construímos política pública em muitas áreas, nos setores da educação, da saúde, da assistência social, da política de esporte, da política para os idosos, para as crianças e adolescentes, para o jovem. Desejo que outras políticas que cuidamos não sejam esquecidas como a cultura”. Ele defendeu ainda que seja dado continuidade as ações de infraestrutura. “Precisamos continuar com as ações efetivas da infraestrutura, que conquistamos excelência naquilo que fizemos em relação ao cuidado com as estradas do interior do município, na recuperação das rodovias, na construção de rodovias, os programas de apoio aos produtores. Investimentos importantes para melhorar a vida das pessoas”.

Transição


O gestor anunciou ainda que já sinalizou ao prefeito eleito a vontade de formar a equipe de transição e que sua equipe está orientada para fazer relatórios claros e precisos das ações em andamento e que precisam de decisões já este ano, para serem executadas no próximo ano, como por exemplo, a organização do ano letivo.

Ele comentou sobre algumas obras que estavam no cronograma de ações do governo municipal, para serem concluídas pelo próximo gestor. “Temos a ligação da rotatória da Maripá com a Primeiro de Maio, a duplicação da Egídio Munareto, o eixo do Biopark”.

Lunitti discorreu sobre diversas políticas públicas implementadas pelo seu governo que gostaria que fossem mantidas. “Da segurança, criamos um projeto importantíssimo e transformador que foi o Toledo Mais Seguro - armamos a guarda municipal, estabelecemos a estruturação de frota, conquistamos mais veículos via Governo Federal para a patrulha escolar, estamos em curso agora, e eu quero deixar essa proposta para a transição e o futuro prefeito para que crie a patrulha rural municipal, pois já compramos as Espingardas 12”. Ele destacou ainda uma ação que vai ser útil a todos os gestores que vierem: “Fizemos o georreferenciamento em 1.199 quilômetros quadrados, dando a inteligência para o governo no sentido de promover políticas públicas, não só de estruturação, mas posteriormente lincando com a assistência, com saúde... e estas informações darão a gestão mais eficiência, eficácia e efetividade”. 

Ele defendeu como um legado que deixam para a população de Toledo a abertura do Hospital Regional. “Está aberto funcionando, funcionando bem, com todo o aparato necessário, claro que sempre tem o que melhorar com tecnologias, com medicina de ponta”.

Lunitti destacou ainda ações ambientais. “Tivemos um avanço importante dentro daquilo que se chama do manejo dos resíduos. Colocamos em funcionamento e melhoramos todo o espaço no aterro sanitário. Ampliamos o repasse de recursos para a associação dos catatores, melhorando a vida de pessoas”.

O prefeito garantiu que as ações programadas para o aniversário de Toledo e as Luzes Natalinas ocorrerão normalmente. 


O resultado eleitoral


Lunitti fez um breve balanço do resultado eleitoral. “Eu acho que nossa campanha foi uma campanha daquilo que é a filosofia deste candidato. Campanha de propostas, limpas, que não quis convencer por ataques pessoais. A gente sofreu muito com isso. Fomos vítimas de ataques rasteiros, de inverdades. Talvez isso possa ter convencido algumas pessoas que gostam da gente, mas influenciadas por alguém acabaram entendendo que não deveriam estar conosco, neste momento. Eu, por estar prefeito, não vou trair os meus ideais, os meus conceitos e a minha fé. Porque a política precisa, mesmo fora da sua vitória, dar sinais à população que a gente tem que trazer para o campo da disputa, o que, de fato, interessa a população, que são programas, são ações governamentais e que não podem ser usados o que foi usado”.


Futuro político


Lunitti destacou seu alinhamento político com o Governador do Estado, Ratinho Jr. e que já agradeceu o apoio do Governador a sua campanha e ao seu governo. “Disse que Toledo precisa dele, que o novo prefeito precisa da mão amiga do Estado Paraná. O perfil do nosso governador sempre será de abrir portas para o município Toledo, até porque ele tem o grande interesse de continuar trabalhar na sua perspectiva de gestão para fortalecer o nosso Paraná, nosso Brasil”.

Beto Lunitti disse que este é um momento delicado, mas permanece na vida política como fez durante toda a sua vida.  “É um dever eu continuar sendo uma agente de conexão com as instâncias de governo, efetivamente. É um momento, reconhecidamente, um tanto triste delicado do ponto de vista pessoal... Eu disputei 11 eleições, elegi vereador, tive a honra de ser prefeito por duas vezes, e, a honra de ser suplente de deputado em três oportunidades. É um capital político, é um respeito que as pessoas têm por nós e isso me dá a compreensão de que eu posso contribuir na discussão política e na busca daquilo que o nosso território precisa”. 

Ele segue: “Se eu for dizer que minha vida política se encerra aqui, eu estaria sendo injusto comigo e com as pessoas. Agora eu também preciso refletir sobre questões que serão analisadas em decorrência desta campanha, do não êxito na eleição, naturalmente no tempo certo teremos uma resposta mais afirmativa. Mas o que eu desejo que o meu vice-prefeito possa estar muito forte presente nas discussões também junto à sociedade e que juntos possamos construir soluções para o futuro de Toledo. contribuindo inclusive com a futura gestão”, Ademar Dorfschimidt não participou da coletiva à imprensa.

Para as eleições futuras declarou sua expectativa em relação ao futuro político do governador Ratinho. “É natural que eu sonharia em apoiá-lo para uma futura disputa a presidência da república. Ele tem competência, tem capacidade, está sendo orientado no cenário nacional, como alternativa ao governo do PT e nós juntos poderemos consolidar a alternância desse poder nacional a partir de um jovem que poderá ter apoio, inclusive do próprio governador de São Paulo, Tarsício, do Zema, do Caiado e de outros governadores”, declarou Lunitti.

Ao ser questionado sobre uma possível candidatura a Deputado Estadual afirmou: “O Ademar (atual vice_prefeito) é o meu candidato a Deputado Estadual”.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29