Os trabalhos começaram após as intensas chuvas de março passado. “A região litorânea foi duramente atingida e a primeira ação do DER foi dar mobilidade viária às comunidades com o trabalho das Patrulhas Rodoviárias. Agora estamos finalizando os trabalhos nos pontos onde os danos foram maiores visando atender a próxima temporada de verão”, disse o secretário após percorrer os acessos a Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.
O único ponto onde o tráfego está interrompido no litoral é na PR-408 que liga a BR-277 a Morretes e facilita o acesso de quem vem de Paranaguá, onde duas pontes sobre o rio Sagrado foram destruídas pelas chuvas.
No local, o DER está investindo R$ 3.447.610,00. As obras ficarão prontas em novembro. Outras duas pontes nos rios São Joãozinho Feliz e Sapitanduva, também estão em obras para atender o deslocamento viário em direção ao porto de Antonina.
Taludes
Além das pontes, o DER atua na contenção de dois cortes (taludes) na rota BR-277, Morretes – Antonina. Nos locais ocorreram deslizamentos com as chuvas e as duas obras exigem grande movimentação de terras, serviços de drenagem, e posterior plantação de grama em toda a encosta. Os trabalhos estão sendo feitos na PR-408, entre o primeiro acesso a Morretes, e entre Morretes e a interseção com a PR-410. A previsão de conclusão dos trabalhos é fim de outubro.
Após as chuvas dos dias 10 e 11 de março passado, quando a precipitação chegou a 518 mm, o Departamento de Estradas de Rodagem atendeu 49 situações de interrupção da comunicação viária nos municípios de Antonina, Morretes, Guaratuba e Paranaguá.
O secretário da Infraestrutura e Logística destacou que uma das preocupações da Operação Verão 2011-2012 do DER, será com a segurança dos motoristas e passageiros que trafegarem pelo litoral. “Além dos entendimentos com a Policia Rodoviária Estadual, que intensificará a fiscalização, reforçaremos a sinalização vertical e horizontal em todas as rodovias”, afirma.
Da AE Notícias
GERAL
DER libera acessos rodoviários ao litoral antes da temporada
Todos os acessos rodoviários ao litoral estarão liberados para a próxima temporada de verão. A informação é do secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, que inspecionou no fim de semana os trabalhos que o Departamento de Estradas de Rodagem – DER, executa nas rodovias da região.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



