1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Sarau do Clube da Poesia superlota Biblioteca Municipal

Cerca de 100 pessoas, entre poetas, escritores, professores, estudantes, familiares e convidados, participaram do Sarau do 4º Aniversário do Clube da Poesia de Toledo e superlotaram as dependências da Biblioteca Pública Municipal, no último sábado, dia 24 de setembro. A entidade foi criada em 27 de agosto de 2007 e atualmente conta com cerca de 50 associados, entre poetas, escritores, professores e apreciadores da poesia de Toledo, Cascavel e São Pedro do Iguaçu.

26/09/2011 - 14:05


O evento iniciou com Recital de Poesias a cargo de alunos da Escola Estadual Jardim Gisela e das Escolas Municipais Norma Belotto e Borges de Medeiros, em trabalho idealizado e coordenado pelas professoras Rosa Cervo e Oni Barbieri, respectivamente.
As apresentações reuniram cerca de duas dezenas de estudantes, de quatro e 15 anos de idade, muitos quais recitando poemas de sua própria autoria. Os pequenos poetas da Escola Municipal Norma Belotto também apresentaram Varal e distribuíram marcadores de páginas com seus poemas. A interpretação dos versos incluiu a caracterização de diversos dos declamadores mirins.
Em seguida houve apresentações da Escola de Dança Lílian Moema e do jovem músico Pedro Henrique Viezzer Della Costa, de 13 anos de idade que, ao violão, interpretou diversas canções de sua autoria.
O Varal de Poesias do clube contou com dezenas de pequenos banners, com poemas e pequeno currículo dos associados, além de banner especial, com homenagem à saudosa professora e poeta Otília Stédile, falecida em 12 de agosto último. A poeta Helga Viezzer recitou dois poemas de Otília. A mãe da homenageada, Ema Simionatto Stédile, além de outros familiares e amigos, estiveram presentes.
O poeta mais idoso a se apresentar foi Eugênio Rigon, com 88 anos de idade, que declamou poema de sua autoria em italiano. As homenagens aos dirigentes e associados foram prestadas pelas madrinhas do clube, Nancy Futagami e Bernardete Barth Calleya, com destaque às suas contribuições para o desenvolvimento das atividades e fortalecimento da entidade e entrega de flores a todos os presentes.
No final, houve o lançamento do 11º livro do escritor e poeta Luiz Carlos Salamí, integrante do clube e residente em São Pedro do Iguaçu. Sob o título Dom Quixote, a obra reúne quase 170 poemas, sobre os mais variados temas.
Ele já havia lançado 10 livros, dos quais sete de poesias e três de autoajuda. O autor, sob o pseudônimo de Palmares, em 2002 conquistou o 1º lugar no Concurso de Poesias da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, competindo com autores de países do Mercosul.
Em 2009, obteve também o 1º lugar do Concurso Servir com Arte, do Governo do Estado, abrangendo os gêneros conto, poesia e fotografia. Venceu na categoria poesia, com o poema “Dom Quixote”. A poesia premiada deu nome à obra lançada na noite de sábado.
A grande ausência foi da presidente do clube, professora e artista plástica Edy das Graças Braun, devido a acidente de trânsito sofrido pelo filho Adriano Braun na noite anterior, no qual sofreu diversos ferimentos. Ela foi representada pelo filho Lucas Braun.
A coordenação das apresentações coube à poeta Malgarete Frasson e entre as presenças destacadas estiveram a secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche de Souza, o poeta Jefferson Dieckmann, de Curitiba, as madrinhas do clube, Nancy Furagami e Bernardete Barth Calleya, além de professores, estudantes, familiares e convidados.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29