Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Mari Krüger fala sobre combater desinformação com ciência

A palestra da influenciadora Mari Krüger abriu na noite desta segunda-feira (14) o XX Encontro Científico e Tecnológico da FAG Toledo (ENCITEC), no Teatro Municipal
16/10/2024 - 19:42
Por Assessoria



O tema deste ano é “Checando Fatos, Construindo Conhecimento: Educação Científica nas Redes Sociais” e tem tudo a ver com a palestra da convidada, que é bióloga, atriz, DJ e tem mais de dois milhões de seguidores somados em suas redes sociais. A influencer apresentou a palestra “Edutenimento - Educação e entretenimento na era das redes sociais” apresentando ao público o seu trabalho na internet que ganhou evidência ao contestar mitos e informações falsas com vídeos didáticos e bem-humorados. “Não é um trabalho fácil fazer esta contraposição de mitos que os influenciadores trazem para as redes. Eu já fui muito atacada, no começo, principalmente. Mas é muito satisfatório saber que o meu trabalho está jogando luz, informação em lugares onde a desinformação predomina”, relata Mari.

Para a influenciadora, o trabalho científico, a pesquisa e a precisão ao propagar algo nas redes é o caminho para se combater a desinformação e a ignorância. “Um influenciador vai te dar uma resposta sobre emagrecimento de forma rápida, curta e direta. Um cientista vai dizer depende. São vários fatores que influenciam numa perda de peso que vai desde a questão genética, hábitos, relacionamentos. Tudo é um grande depende” alerta.

Mari começou a palestra falando sobre os rumos que a vida tomou quando ficou desempregada no meio da pandemia da Covid. “Eu baixei o Tiktok e fui entender como aquele mecanismo funciona e fiz um vídeo experimental e aos poucos fui compreendendo esta necessidade e como eu poderia contribuir para a informação. Eu sei quem tem professores e pessoas aqui que tem resistência com redes sociais, até preconceito. Mas a minha dica é: repensem isso. As redes são ferramentas muito poderosas de transformação e podem ser usadas pelo bem da ciência e de forma ética. Não tenha medo nem receio de virar piada. Pense no trabalho que você vai fazer, de influenciar pessoas de forma positiva”, complementa.

Além de alunos e professores da FAG Toledo, a palestra contou com inscritos de fora da instituição e até de municípios da Região Oeste que são fãs e apreciadores do trabalho da influencer.