1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Oeste do PR é destaque nas inscrições ao MPE Brasil 2011

O Oeste do Paraná foi a segunda região do Estado com maior número de empresas inscritas na edição 2011 do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil). Das 5.729 empresas que se inscreveram ao MPE Brasil, 1.692 empresas são do oeste paranaense. A região centro-sul, que engloba municípios como Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava, registrou 2.092 empresas inscritas.

27/09/2011 - 12:55


A premiação, segundo o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, reconhece quesitos como qualidade e capacidade empreendedora das micro e pequenas empresas, com base no modelo de excelência em gestão, da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). “Desde a inscrição, mediante o preenchimento do questionário de autoavaliação, a empresa passava a ser pontuada quanto às características de comportamento empreendedor dos empresários, gestão do negócio e resultados financeiros”, explica.
Depois de responder o questionário, acrescenta Emerson Durso, a empresa recebe uma avaliação geral com pontos positivos e oportunidades de melhoria. “Na autoavaliação não há respostas certas ou erradas, pois o questionário serve para que o empresário conheça como está a sua empresa e possa melhorar de acordo com os padrões da FNQ. O MPE Brasil, além de premiar as mais qualificadas, tem o objetivo, de ajudar a situar todos os inscritos e fornecer dados para que possam aplicar melhorias.”
Na opinião do consultor do Sebrae/PR, a adesão das empresas do oeste ao MPE Brasil é decorrente da parceria firmada com a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), por meio das associações comerciais as quais representa, e com a Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (AMIC), que estimula também a participação de seus associados no MPE Brasil.
Para o presidente da Associação Comercial de Santa Helena (ACISA), Edson Wamms, a participação é importante para que o empresário conheça todos os setores da empresa. “Conscientizamos, em primeiro lugar, os colaboradores da ACISA sobre a importância do associado participar do MPE Brasil e falamos dos benefícios do Prêmio em nossos eventos e na rádio local. Hoje, o maior problema do empresário é não conhecer a própria empresa e a avaliação do MPE Brasil possibilita esse diagnóstico.”
Já a AMIC, além de estimular a participação de seus associados, promoveu capacitações para auxiliar o preenchimento do questionário de autoavaliação. “Com a realização dos workshops, além de conhecer as vantagens do Prêmio, nossos associados puderam fazer uma análise da sua empresa. Foi um momento para que refletissem sobre atitudes que não vinham sendo executadas e também aquelas que trouxeram bons resultados para a empresa”, avalia o gerente geral da AMIC, Marcelo Ceretta.
Das cerca de 1,7 mil empresas inscritas no oeste do Paraná, 429 foram classificadas para a próxima fase das avaliações do MPE Brasil ou seja, estão aptas a receber a avaliação presencial do Prêmio. “De acordo com a pontuação obtida no questionário de autoavaliação, algumas empresas continuarão na disputa e o oeste, mais uma vez, se destaca. Das candidatas a receber a visita dos avaliadores, em todo o Paraná, o maior número de empresas é da região oeste”, comemora Emerson Durso.

Avaliação in loco
Nesta semana, um comitê técnico do MPE Brasil deverá decidir quais empresas candidatas no Estado receberão a visita presencial dos avaliadores do Prêmio. A avaliação foi dividida em oito critérios (clientes, sociedade, liderança, estratégias e planos, pessoas, processos, informação e conhecimento e resultados) e, atingindo uma pontuação mínima, de acordo com o regulamento do MPE Brasil, as empresas serão pré-selecionadas para receberem o julgamento presencial, feito por profissionais capacitados pelo Sebrae/PR e FNQ.
Cada empresa selecionada será visitada por dois avaliadores que ficam de quatro até oito horas no local. Alguns dias depois, o empresário recebe a avaliação individual da empresa, com sugestões e orientações de melhorias em gestão. “A grande vantagem de participar do Prêmio MPE Brasil é ter esse aconselhamento com base em critérios nacionais de qualidade. Dessa maneira, mesmo que a empresa não seja vencedora, terá sua gestão diagnosticada e poderá desenvolver novas práticas de gestão cada vez mais eficientes”, garante Emerson Durso, do Sebrae/PR.
“Esperamos que, desse número expressivo de candidatas aptas a receber os avaliadores, tenhamos empresas bem conceituadas e, com isso, torcer para que o oeste seja, novamente, destaque no número de finalistas classificados para a etapa estadual. As visitas dos avaliadores, na região, estão previstas para começar ainda nesta semana”, assinala o consultor.

Prêmio
Realizado desde 2004, o MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht.
No Paraná, é realizado em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)  e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).
O MPE Brasil é dividido nas categorias Comércio; Serviços; Indústria; Agronegócio; Serviços de Turismo; Serviços de Tecnologia da Informação; Serviços de Saúde; e Serviços de Educação. A novidade, nesta edição do Prêmio, é o reconhecimento concedido ao Destaque de Boas Práticas também em Inovação.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29