Na quinta-feira e na sexta as atividades serão concentradas na Faculdade Sul Brasil (Fasul). Divididos em grupos os profissionais vão participar de oficinas do seu interesse – conforme a disponibilidade de vagas – sobre diversos temas. Entre eles estão como contar histórias infantis, a arte na educação infantil, desenvolvimento da linguagem, raciocínio lógico na perspectiva do lúdico, a música na prática pedagógica, a arte de transformar sucatas em brinquedos, totalizando 16 oficinas. No último dia serão apresentados projetos inscritos pelas escolas e creches de experiências desenvolvidas. Os projetos são apresentados e posteriormente discutidos entre os participantes. Como nas oficinas, os projetos serão divididos por sala, conforme o tema, ficando a critério dos participantes e conforme a disponibilidade de vagas, a participação.
Tanto nas oficinas como nos projetos participam profissionais de Toledo que atuam nas creches e nas escolas, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil, Patrícia Anschau. A idéia do trabalho, explica ela, é conhecer as experiências bem sucedidas e difundir estas ideias para os demais. Todos os temas são bem atuais e de interesse dos grupos, uma vez que estão dentro da realidade local. Ela considera bem positiva esta sistemática, que está tendo uma excelente aceitação entre os participantes, pela oportunidade que proporciona de divulgar as ações realizadas e aproveitar e aprimorar experiências que deram certo.
Cerca de 430 profissionais, entre os que atuam nas 22 creches do município e na pré-escola das 35 escolas municipais, estão inscritos para participar da Semana de Educação Infantil. Por conta disso, não haverá atendimento nos cmeis nestes três dias. Neste ano, ao contrário dos anos anteriores, a programação não foi aberta para municípios vizinhos, em função do número de participantes locais.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Semana de Educação infantil começa nesta quarta com palestra
Brincar é coisa de criança, mas que se reflete para a vida toda. A importância dela no desenvolvimento cognitivo dos pequenos será o tema da palestra que será proferida nesta quarta-feira (28), às 8h30, no Centro Cultural Ondy Niederauer. A atividade abre a programação da Semana de Educação Infantil, de quarta a sexta, com atividades para professores do pré-escolar e profissionais que atuam nas creches do município. O tema nesta quarta-feira será abordado pela professora da Universidade Estadual de Maringá, psicóloga e psicopedagoga, Janira Siqueira Camargo.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



