Cerca de 45 crianças da rede municipal de ensino foram avaliadas e enquadradas no projeto que contará com atividades uma vez por semana, na sede da SMED, em regime de contraturno escolar, porém com participação livre aos interessados.
“É uma possibilidade a mais que estamos oferecendo a estas crianças. Assim como temos nas escolas crianças com dificuldades de aprendizado, com deficiências físicas, entre outras situações, temos outras com altas habilidades que igualmente precisam de um apoio para garantir o seu desenvolvimento pleno e aproveitamento de suas habilidades”, comenta a secretária municipal de Educação, Janice Salvador. “A diversidade faz parte da escola e precisa ser trabalhada”, complementa.
“Queremos promover condições para que estas crianças desenvolvam suas habilidades, aprendam a lidar com facilidades em algumas áreas e com dificuldades em outras, busquem uma aceitação e um autoconhecimento, aprendam a refletir sobre o que acontece com elas e aproveitem melhor o potencial superior que possuem”, acrescenta a secretária. Segundo ela, Toledo está inovando ao oferecer este recurso na rede municipal de ensino, o que já ocorre em algumas escolas na rede estadual. Em Toledo, a escola estadual Morais Rego oferece uma turma especial, no contraturno escolar, atendendo alunos da escola e de outras da rede estadual.
A identificação do potencial das crianças é feita inicialmente em sala de aula. O aluno é posteriormente encaminhado ao psicopedagogo, que por sua vez solicita uma avaliação mais detalhada à Secretaria de Educação, identificando as habilidades e eventuais dificuldades que possa ter. Segundo Janice, o projeto já vinha sido discutido internamente na Secretaria de Educação há algum tempo e, agora, através da parceria com a Unioeste, será implementado. A previsão é de que as atividades com os alunos iniciem na próxima semana.
Da Assessoria – Toledo
GERAL
Educação amplia oferta de ensino para crianças
A Secretaria de Educação vai oferecer um atendimento especializado para crianças com altas habilidades ou superdotação em determinadas áreas, visando ampliar as suas possibilidades de desenvolvimento. O projeto vai envolver uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, e foi apresentado aos pais, professores e psicopedagogos na última sexta-feira, 23.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%