Além disso, o encontro possibilitou a discussão sobre a garantia de direitos dos deficientes físicos. Na ocasião eles apresentaram algumas dificuldades encontradas na cidade, que vão desde a acessibilidade até ao preconceito.
Segundo a coordenadora da COODEP de Toledo, Edna Fernanda Zanetti, o encontrou surgiu a partir dos maiores problemas encontrados nas cidades. “Vendo toda estas dificuldades percebeu-se a necessidade de discutir a acessibilidade, preconceitos, a profissionalização e a preparação de profissionais da área de saúde, educação, lazer e esporte, para atender e receber os portadores de necessidades especiais”, explica Edna, salientando que o encontro faz com que as pessoas, no geral, entendam quais são as reais necessidades e dificuldades dos deficientes físicos.
Toledo Acessível – sobre a profissionalização, Edna, destaca que o encontro não visa somente os direitos, respeito e eliminação das barreiras arquitetônicas, mas também preparar profissionais para o atendimento público e privado. “Algumas escolas até possuem professores intérpretes na educação básica. Mas um centro de saúde, por exemplo, está preparado para atender um deficiente visual, um autista ou um ostomizado?”, questiona ela, apontando os maiores problemas dos serviços prestados aos deficientes, que muitas vezes sofrem preconceitos ou não tem a atenção devida, em determinados serviços.
Tânia Salete Bilato, da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo (VIDA), mãe de um garoto autista, conta que já sofreu preconceito pelo fato do filho apresentar algumas diferenças, ditadas incomuns pela sociedade. “Já me deparei com pessoas extremamente preconceituosas pelo meu filho ser autista. No início foi difícil, mas foi a partir disso que surgiu forças para fundar a VIDA que, hoje, vem ajudando outras mães, familiares e amigos, dando amparo a eles, contribuindo para fazer entender o que é o autismo, que não é um problema e que o obstáculo deve ser superado”.
Da Assessoria
GERAL
Encontro discute direitos e acessibilidade dos deficientes
Foi realizado nesta terça-feira (27), o I Encontro Construindo uma Toledo Acessível, organizado pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Toledo (COODEP) e a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA). O encontro teve por objetivo evidenciar os programas, serviços e entidades que valorizam e beneficiam a pessoa com deficiência.
Mais lidas
- 1Caco Barcellos destaca a força do jornalismo como instrumento de transformação
- 2Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 3Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 4O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 5Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



