Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Estudantes conhecem tendências inovadoras no Eninc 2011

Aliar teoria e prática na formação de profissionais, para que atendam as exigências do mercado, é um dos grandes desafios de instituições de ensino superior. Nesse quesito, o Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil (Eninc), realizado em Foz do Iguaçu foi uma oportunidade para estudantes da Universidade Paranaense (Unipar) - Campus Umuarama, que, por meio do Sebrae/PR, organizaram uma caravana para participar do evento.

28/09/2011 - 15:38


De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Umuarama, Adriano Pereira da Silva, o objetivo da visita foi apresentar aos alunos as tendências e tecnologias inovadoras do setor. “O mercado da construção civil exige que o profissional esteja em constante renovação. Pensar em inovação e técnicas construtivas diferenciadas é fundamental para quem está no mercado ou, ainda, para estudantes que pretendem acessar o mercado”, afirma Adriano Pereira.
O coordenador do curso de Engenharia Civil da Unipar, Everlei Câmara, acompanhou o grupo de 40 estudantes. Para ele, o Eninc oferece grande contribuição para a formação dos profissionais. “Além de colocar os alunos diante das novidades referentes à construção civil, também permite o contato com profissionais atuantes no mercado de trabalho. A troca de informações é uma experiência produtiva”, analisa Everlei Câmara, ao informar que essa foi a segunda vez que os alunos participaram do evento.
Entre as inovações em produtos e conceitos apresentados durante o evento, o coordenador da Unipar destaca a máquina de revestimento de paredes com argamassa, que garante mais produtividade, as energias renováveis e as casas sustentáveis. “Os assuntos levantados no evento são muito pertinentes para a atualidade, tanto que trouxemos as informações para debater em sala de aula”, ressalta Everlei Câmara.
Outro ponto positivo do Eninc, segundo o coordenador da Unipar, é o estimulo ao empreendedorismo, tento em vista que o setor de construção civil, em Umuarama, segue o mesmo ritmo de crescimento do País. No cenário mundial, Everlei Câmara diz que o Brasil é percebido como país emergente e tal desenvolvimento é refletido na construção civil. “Em Umuarama, temos inúmeras obras em andamento e, por isso, já sentimos falta de profissionais qualificados”, completa.
Para a estudante de Engenharia Civil da Unipar Umuarama, Vanda Zago Lupepsa, a participação do Eninc 2011 foi importante para conhecer as inovações em métodos de trabalho, comercialização, normas e tendências de mercado. “Tudo isso nos remete ao mundo real da Engenharia Civil, porque, quando nos formamos, temos uma vasta área de trabalho e as palestras e empresas expositoras nos ajudam a escolher um campo da engenharia”, destaca.
Para a estudante, o que mais chamou a atenção foi a palestra sobre prevenção de catástrofes. Vanda Lupepsa também cita um estande que demonstrou a produção do telhado verde, composto por jardim sobre as telhas. “Com a palestra, percebi como a profissão pode ajudar a conter ou diminuir a intensidade de desastres. Também percebi, no evento, que podemos contribuir muito para a preservação ambiental e para melhorar a vida das pessoas”, observa.
Entre os resultados da visita ao Eninc 2011, Vanda Lupepsa cita a maior consciência ambiental, a percepção da responsabilidade da profissão e o conhecimento sobre as novidades do mercado. “Hoje, tecnologias e ferramentas mudam muito rápido. Temos de acompanhar as inovações e tendências para sempre melhorarmos a segurança e a responsabilidade do que nos propomos a fazer”, argumenta a estudante.
  
Eninc 2011
A terceira edição do Eninc contou com um showroom sobre tendências de mercado e inovações tecnológicas, mais de 30 palestras e painéis de debates e um ambiente propício à troca de experiências e informações. O encontro recebeu estudantes, autônomos, engenheiros, arquitetos e empresários da construção civil de todo o território nacional, e de países vizinhos, como Paraguai e Argentina.
O Eninc 2011 é organizado pelo Sinduscon/Oeste-PR e Fundação Paranaense para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria da Construção (Fundatec), com o Sebrae/PR, e parceria do Sinduscon/Paraná, Sinduscon/Norte e Sinduscon/Noroeste; Sistema FIEP; Itaipu Binacional; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PR) e Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29