“Se ele não sabe brincar, não serve para esse trabalho”, reitera a professora Janira, deixando a formação contínua como outro lembrete. “Atualização é fundamental. O bom professor precisa ler sempre, participar de cursos e ter isso como uma preocupação constante. Quero contribuir de como utilizar melhor os instrumentos oferecidos à educação infantil. Às vezes, há recursos, mas acabam não sendo utilizados”, pontua a psicóloga, reconhecendo que hoje existem mais políticas públicas voltadas à educação infantil. “Esse reconhecimento se deve principalmente a partir da Lei de Diretrizes de Base (LDB/1996), quando se passa a ver esses espaços não mais como creches, e, sim, lugar de formação do sujeito, do cidadão”.
O prefeito José Carlos Schiavinato recordou de como teve a ideia de trazer a palestrante até Toledo. “Passava pela região de Maringá, quando a ouvi numa entrevista pelo rádio. Suas respostas eram seguras e enfatizava as responsabilidades dos municípios nesta fase do desenvolvimento das crianças. É nesse período que acontecem as lembranças que a gente nunca esquece”, expôs Schiavinato, enumerando que a rede municipal de Toledo conta com 13 mil alunos nos bancos escolares, sendo que somente os CMEIs atendem duas mil crianças. “Todos os profissionais que trabalham na educação são funcionários de carreira. Isto representa um diferencial, porque permite ao servidor planejar seu trabalho de forma estável e para o futuro”.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Educação, Flávio Scherer, o Brasil deve colocar a educação no mesmo patamar do futebol. “Devemos buscar ser os melhores, os campeões do mundo em educação, assim como se persegue este objetivo neste esporte”, compara Scherer, indicando que a dramatização e a brincadeira levam a um desenvolvimento espontâneo. “Tudo começa na educação infantil. Se hoje os resultados das escolas públicas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são ruins é porque houve falhas na base”.
O evento ainda teve a presença da secretária municipal de Educação, Janice Salvador, frisando que Toledo assumiu a responsabilidade preconizada pela LDB “A gente segue avançando na educação infantil em nosso município e vamos continuar com o olhar atento e crítico a esta questão”. Nesta quinta e sexta, as atividades serão concentradas na Faculdade Sul Brasil (Fasul). Divididos em grupos os profissionais vão participar de oficinas sobre diversos temas.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Papel da brincadeira é destacado em Semana de Educação Infantil
“Mais do que amar as crianças, um bom educador deve gostar de brincar”, recomenda a palestrante Janira Siqueira Camargo aos participantes da sétima Semana de Educação Infantil de Toledo. Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a psicóloga e piscopedagoga ressalta o papel da brincadeira aos profissionais dos 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que lotaram o Centro Cultural Ondy Niederauer, nesta quarta-feira (28).
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%