Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Preparação para a 10ª Meia Maratona Rotary-Sicredi já começou

No dia 23 de outubro acontece em Toledo a 10ª edição da Meia Maratona Rotary-Sicredi. Os atletas profissionais e amadores já devem começar a se preparar para a competição. Quem dá a dica é Toni Bledow, preparador físico. Ele explica que, para o período, os competidores devem reduzir a carga horária de seus treinos na última semana. "Dormir cedo no dia que antecede a prova também é necessário", salienta o preparador físico.

29/09/2011 - 12:04


Já para o dia da competição, segundo ele, a recomendação é por um aquecimento leve, com alongamento e uma breve corrida ou caminhada, fazendo um reconhecimento do local. "Para os profissionais, durante a partida,  o segredo é manter o ritmo durante a corrida, evitando largar rápido, guardando energia para o sprint final, em que o atleta acelera seu ritmo em busca da vitória", complementa Bledow.

Nutrição
Os atletas devem tomar cuidado com a alimentação antes, durante e depois da prova. Lilian Dalbosco, nutricionista, sugere aos maratonistas o consumo de  alimentos energéticos antes da atividade física, para não perder massa muscular. Nos meses de preparação é recomendado ingerir carboidratos, cereais, proteínas e frutas.
“No dia da corrida, deve-se evitar ingerir fibras, que podem causar problemas intestinais. Opte por alimentos que forneçam energia, como a banana”, aconselha Lilian. "Durante o percurso, o atleta deve se hidratar, mas com moderação. O ideal é ingerir entre 300 e 400 mililitros de água, e comer só se a atividade durar mais de uma hora", completa a nutricionista.
Depois de passar pela linha de chegada, o participante deve repor os líquidos e a energia perdida com frutas e carboidratos. "Iogurte é uma boa pedida", afirma Lilian.

Lesões
Para a prática da atividade física é preciso escolher bem a roupa e o tênis, evitando lesões e desconfortos. “Peças leves, como shorts e camisetas, e um calçado com um bom sistema de amortecimento são essenciais para quem não quer interromper o exercício, passar por uma avaliação médica e realizar seções de fisioterapia”, aconselha Rafael Pasqualotto, fisioterapeuta.
Quando a atividade não é praticada com o tênis e da forma correta pode resultar em lesões, afetando principalmente as articulações – joelho e tornozelo e a musculatura da panturrilha e da coxa.


Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29