Parcerias
A implantação do NTM é resultado do trabalho de parceria entre o município de Maripá e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação), e que está sendo coordenado pela professora Sonia Maria Guilherme, que recebeu formação para esta finalidade desde o ano de 2009.
O Núcleo de Tecnologia Municipal dispõe de uma estrutura composta por 23 terminais ligados em rede, servidor e projetor multimídia com microcomputador integrado.
Espaço privilegiado
O Núcleo de Tecnologia Municipal está diretamente ligado à Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, cuja intenção é que, este seja um espaço privilegiado de busca ao conhecimento por parte dos professores e funcionários das escolas, que serão contemplados no futuro. “O NTM é uma conquista para os professores, educadores infantis e demais funcionários que atuam na rede de educação, porque essa iniciativa visa propiciar uma formação continuada a todos os segmentos, atendendo a uma demanda identificada pela Secretaria de Educação em conversas com os professores”, explica Vanderlei Lavaqui, Secretário de Educação, Cultura e Desportos.
Objetivos
Durante o ano de 2011 o NTM realizará a formação de professores no Curso de Introdução à Educação Digital, o que possibilitará os gestores e professores a utilizar os recursos tecnológicos na plataforma Linux, como processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e analise de informações na web, comunicação e interação através de e-mail, lista de discussão, blog, entre outros. “Nesta sociedade da informação na qual todos estamos reaprendendo, o curso Introdução à Educação Digital possibilita uma maior interação entre os profissionais da educação e o uso do computador, permitindo que os mesmos conheçam um pouco mais desse leque de opções metodológicas”, ressalta a Coordenadora e Formadora do Núcleo de Tecnologia Municipal, Sônia Maria Guilherme.
Da Assessoria
Maripá inaugura Núcleo de Tecnologia Municipal
A administração municipal de Maripá, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, realizou a inauguração do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), que tem como função a formação continuada de professores para a utilização pedagógica dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



