A peça “A menina que morava no arco-íris” conta a história de Feri-Fêri, uma menina imaginativa que cria metáforas a partir dos problemas vividos pelo Planeta Terra. Em seus sonhos, constrói uma casa ideal, feita de nuvens, para percorrer todos os lugares que desejar. Certo dia, a menina percebe que a Terra não está muito bem. Lá de cima, observa atentamente e nota a tristeza e a preocupação das pessoas que vivem aqui. Vê muita violência, desatenção com a natureza e, sobretudo, muitas explosões. Sente que cada explosão machuca a Terra e decide mudar a situação. Então, chama seu professor e ambos viajaram à Terra com a missão de ajudar. Quando chegam, encontram o ser humano perdido na sua própria confusão, mas veem esperança nas crianças, que ainda desejam o bem. Assim, Feri-Fêri coloca em prática um plano de transformação, para ensinar e sensibilizar as crianças, pautado em carinho e respeito pelas pessoas e pela natureza. Isso permite uma conexão entre o real e o imaginário.
A magia do teatro de bonecos sensibilizou o público. A estudante Isabela Marcondes da Silva, que acompanhou o teatro de bonecos ao lado das amigas de turma, percebeu que todos têm que ajudar. “Eu cuido do meio ambiente e vou continuar cuidando. Mas, agora, vou chamar todo mundo pra me ajudar. Só assim vamos conseguir um mundo melhor”, propôs. Na percepção da estudante Amanda Rodrigues: “Precisamos cuidar do mundo agora pra não sofrermos depois com a poluição nos rios e na cidade. Aprendemos que lugar de lixo não é só no lixo, também podemos reciclar”, disse.
Marisa Inês Ues é estudante de artes e estagiária de uma das escolas presentes na apresentação em Cascavel. “Vim para acompanhar alguns alunos e fiquei encantada com o teatro. O interessante é que na última semana, fomos ao Lago Municipal e estávamos falando justamente de proteção ao meio ambiente com os estudantes. A peça reforçou os ensinamentos que trabalhamos em sala de aula de uma forma muito bonita”, avaliou.
Segundo Marisa Ues, ter assistido ao espetáculo em companhia das crianças, a fez despertar para uma ação coletiva, de juntar um grupo de pessoas, discutir sobre os cuidados com o meio ambiente e entrar em ação. “Vou propor mais uma visita ao Lago, mas agora, para juntos promovermos um dia de limpeza”, acrescentou.
Gil Gabriel, diretor da peça “A menina que morava no arco-íris”, destacou que as crianças entendem o espetáculo e que, em Cascavel não foi diferente. “Tivemos um receptividade muito boa. Percebemos que elas entenderam a necessidade de cuidar do planeta para que se melhore a qualidade de vida. A fome, o aquecimento global, a violência estão chegando até as cidades pequenas e, aprendendo desde crianças, podem mudar essa realidade.”
Ao final da turnê, em 9 de outubro, a peça terá passado por 13 cidades paranaenses. O projeto conta com patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e apoio de prefeituras. Esta é a terceira temporada da peça, lançada em 2010 e aprovada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Roaunet, e pelo projeto Conta Cultura - da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
Da Assessoria
GERAL
Teatro de bonecos encantou cerca de 500 crianças de Cascavel
Na última quinta-feira (29), cerca de 500 crianças, de três escolas públicas e da educação infantil do SESC Cascavel assistiram ao espetáculo teatral “A menina que morava no arco-íris”. Em duas sessões, às 14h30 e às 16h, no Centro Cultural Gilberto Mayer, elas puderam compreender a importância da preservação do meio ambiente e da valorização do respeito entre os seres humanos. O espetáculo foi produzido pelo Grupo Almazém Teatro de Bonecos, de Curitiba, e inspirado no livro da poetisa paranaense Adélia Maria Woellner.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


