A edição 2024 do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), divulgado nesta semana pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), colocou Toledo novamente em posição de destaque. Segundo o levantamento, o Poder Executivo Municipal atendeu 100% dos critérios essenciais de transparência, repetindo o feito alcançado no ano passado.
Além disso, o município obteve um índice geral de 91,51%, que considera também critérios recomendados, consolidando seu status de nível ouro no ITP, certificação obtida por 326 das 3.706 prefeituras brasileiras que tiveram seus Portais da Transparência analisados. Levando em conta somente os executivos municipais de todo o país, o índice de Toledo ficou acima da média nacional (65,17%) e estadual (81,14%).
O Índice de Transparência da Administração Pública é uma importante ferramenta de avaliação, que busca medir o nível de clareza e acessibilidade das informações disponibilizadas pelos órgãos públicos. Os dados detalhados do levantamento estão disponíveis no Radar da Transparência, um painel desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), acessível pelo site radardatransparencia.atricon.org.br.
O prefeito Beto Lunitti destaca que esse resultado é um reflexo do cuidado e da responsabilidade com que a administração pública conduz seus trabalhos. “Nosso objetivo é esse: evidenciar que Toledo conta com uma gestão comprometida e séria. Agradeço a todos os setores envolvidos por contribuírem de forma decisiva para alcançarmos a transparência total em relação às ações e recursos públicos”, enfatiza.