Os eleitores das comunidades de Ouro Preto e Sol Nascente participaram do plebiscito que decidiu pela criação de um novo distrito e o nome que ele receberá: Ouro Preto de Toledo. Ao todo 296 pessoas compareceram à votação, sendo 30 de Sol Nascente e 266 de Ouro Preto. O montante representa 51% do eleitorado das localidades, que juntas somam 582 eleitores. Apenas um voto foi contrário à criação do distrito, registrado em Sol Nascente. O plebiscito ocorreu no último domingo (24).
Sobre a escolha de nome, o mais votado: Ouro Preto de Toledo, recebeu 218 votos, seguido por Ouro Preto do Guaçu (46), Ouro Preto do Paraná (18) e Ouro Preto do Sul (13).
“Estamos muito felizes com o resultado da votação do plebiscito. Agora, o próximo passo será fazer o protocolo do Projeto de Lei, o que faremos ainda nesta semana. Depois disso, vamos acompanhar a matéria que deve tramitar nas comissões de Constituição e Justiça e na de Trabalho, Administração e Serviços Públicos, para então poder ser votada no plenário. Estamos confiantes de concluir todo o processo necessário ainda em 2024. Estaremos empenhados nisso”, destaca o vereador Beto Scain, proponente da matéria.
Ele também agradece aos voluntários que fizeram parte da comissão organizadora do plebiscito e dos membros das mesas receptoras de votos. “Muito obrigado pela dedicação e empenho de cada um. Agradeço também a todos os que reservaram um tempo e foram votar no último domingo. É um passo muito importante para essas comunidades que podem receber mais investimentos a partir do momento em que se tornarem um distrito. Além disso, em 2025, Ouro Preto celebrará o jubileu dos 75 anos de existência e nada mais simbólico do que justamente nesta comemoração, Ouro Preto, junto de Sol Nascente, se tornar um distrito”, complementa Scain.