Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

A Coosesp é um espaço de cidadania, afirma Maria Helena

Nesta terça-feira (04), a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e a Cooperativa Social e Especial de Pessoas com Deficiência (Coosesp) inauguraram a nova sede da cooperativa. A instalação da Coosesp na Incubadora Industrial Têxtil Germano Dal Bosco é resultado de parceria com a Acit, a Prefeitura de Toledo e demais parceiros, com o objetivo de promover a inclusão social, a ocupação e geração de renda aos cooperados.

04/10/2011 - 15:38


A Coosesp, fundada há cerca de quatro anos, é composta por aproximadamente 20 portadores de necessidades especiais físicas e mentais, que desenvolvem trabalhos artesanais em papel reciclado. As atividades estavam paralisadas há algum tempo, já que a cooperativa não tinha um local apropriado para atuar. A Cooperativa é a primeira no Estado do Paraná e a única do Brasil no gênero, pois no País há cooperativas especiais, mas sim, para uma determinada área de deficiência.
A colaboradora, Maria Helena Recalcatti, lembrou que a Coosesp surgiu a partir de uma necessidade e uma discussão entre as entidades que trabalham com pessoas com deficiência. Maria Helena contou que há uma população nas entidades que muitas vezes não apresentam perfil para trabalhar em uma empresa. No entanto, um grupo se dispôs a encontrar um espaço de trabalho e renda. Então, a partir destas questões iniciou-se uma discussão para definir qual seria este espaço. “Partimos para discussão e análise de uma cooperativa. Nós realizamos várias reuniões para que todos entendessem a função de uma cooperativa”.
O segundo passo, de acordo com Maria Helena, foi reunir os documentos para abrir a Cooperativa e, na sequência, escolher um produto que todos os colaboradores pudessem fazê-lo. “O grupo analisou e escolheu o trabalho com o papel reciclável e a produção de embalagens. Buscamos um espaço, emprestamos os equipamentos e começamos a trabalhar. De repente sentimos a necessidade de ampliar o espaço, porque estávamos saindo de um trabalho caseiro para um trabalho amplo. Mantivemos contato com a prefeitura para que ela nos viabilizasse um lugar mais adequado. Também buscamos a Acit, outros parceiros e formamos o tripé que resulta neste espaço hoje”.
A colaboradora comentou que a Cooperativa é um espaço de cidadania. “É sair de um espaço de incapacidade para capacidade da pessoa com deficiência se colocar economicamente participativa, porque não só a pessoa que vai mudar, mas a relação com os vizinhos e a família”.
Ela lembrou que depois deste momento da inauguração, a Cooperativa deve ser organizada internamento e novos associados devem ser convocados no próximo ano. A princípio, serão produzidas embalagens de papeis recicláveis, mas principalmente a produção de materiais para eventos, como pastas ou blocos de anotações.
Para o diretor da Responsabilidade Social e Ambiental, Ramassés Mascarello, a nova estrutura e equipamentos vão proporcionar com que os cooperados da Coosesp criem produtos a base de material reciclável e os repassem para as indústrias do Município. “Eles elaboraram desde bloquinhos de notas até caixas para presentes ou cartões, mas também vão criar novas ideias. Por muitas vezes, estes materiais são adquiridos em outras cidades, mas que a partir de agora, eles poderão ser comprados da Consesp. É uma estrutura fenomenal e digna para eles desenvolver seus trabalhos”.
Para o presidente da Coosesp, Valdemir Aparecido Barba, o local significa um espaço para auxiliar na renda das pessoas com necessidades especiais. “Também fico contente por estar cooperando com o meio ambiente, pois cada papel reciclável não vai para o lixão. Saber que estamos buscando e encontrando o nosso espaço. Estamos aí para colaborar, somos cidadãos como qualquer um”.

Sem nome %281144 x 250 px%29