A UNIOESTE é destaque em todo país, agora também por se tornar oficialmente a primeira Universidade Pública do Brasil centro autorizado oficial do Oxford Test of English – um feito importante conquistado através do Programa de Ensino de Línguas (PEL- Campus Cascavel), que é um dos programas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná há 21 anos, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, cuja finalidade é apoiar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão bem como promover mais um serviço da UNIOESTE para sua comunidade interna e externa com a oferta de cursos de línguas de qualidade, de forma acessível para pessoas de variadas faixas etárias.
O Oxford Test of English é um exame modular digital que avalia as principais habilidades linguísticas: fala, compreensão auditiva, leitura e escrita de forma tão confiável a ponto de ser aceito em mais de 650 instituições em todo o mundo como métrica de nível de domínio de língua inglesa. A primeira sessão já aconteceu. “A sessão inaugural foi realizada no mês de novembro/24 com 11 professores do PEL, que obtiveram excelentes resultados.
“Os testes de proficiência de língua inglesa têm um peso muito grande dentro do país e fora porque certificam por meio de padrões internacionais. Além disso, trata-se de uma certificação isenta e por entidade de renome”, explica o responsável pelo Oxford Test of English-PEL, Prof. Dr. José Carlos Aissa.
Trazer os Exames de Oxford para o Programa de Ensino de Línguas da UNIOESTE-Cascavel coroa a consolidação de um trabalho que já ultrapassa duas décadas. “Ao longo desses 21 anos, já passaram mais de 20 mil alunos pelo PEL, que hoje é visto pela comunidade regional como um facilitador do acesso às línguas estrangeiras com custo bastante acessível: paga-se apenas uma taxa de inscrição anual e compra-se o material didático importado em qualquer livraria a critério do aluno”, pontua Lindonez Paiva, Coordenadora Geral – PEL.
“Outro aspecto importante é que se reforça o status da internacionalização universitária ao se agregar um instrumento de reconhecimento para alunos e docentes quanto a suas habilidades linguísticas, podendo, assim, demonstrar seu nível de inglês pelo Oxford Test of English”, reforça o Prof. Aissa.
Plataforma Moderna
O exame de proficiência Oxford Test of English é realizado por meio de uma plataforma adaptativa, nas dependências do PEL de forma on-line. O teste leva apenas 2 horas, e os resultados são liberados em até 5 dias.
Quem pode realizar o exame?
Qualquer pessoa que deseje mensurar sua proficiência em inglês (níveis A2 a C1 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas-CEFR) e validar suas habilidades de comunicação no cenário global.
Com sua abordagem moderna, reconhecimento mundial e flexibilidade, é uma escolha atrativa para estudantes, profissionais e educadores que buscam certificação de alta qualidade. Seja para avançar na carreira, estudar ou trabalhar no exterior, seja simplesmente enriquecer as competências pessoais, é uma porta de entrada eficaz para novas possibilidades.
Como acontecerão os exames na UNIOESTE/PEL-Cascavel?
As sessões vão acontecer de forma agendada o ano todo. Mais informações sobre como vai funcionar a aplicação do Oxford Test of English podem ser obtidas
- pelo e-mail: cascavel.pel@unioeste.br
- pelos telefones: (45)3220-3161 e (45)99808-7352.