A proposta do evento é articular os setores da saúde e educação para contribuir na redução do número de jovens infectados pelo HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) e gravidez na adolescência, conforme explica uma das organizadoras, a enfermeira e professora Rosmari Gatto. “O projeto SPE conta com ações de ascensão e prevenção sobre a saúde sexual dos adolescentes e jovens. Já existem projetos que trabalham a saúde nas escolas, como o Programa de Prevenção da Gravidez na Adolescência (PPGA). Agora, com o SPE, ampliou-se a discussão sobre saúde e educação nas escolas, tendo em parceria as secretarias das pastas. Assim, o projeto vem somando e contribuindo para que os jovens estejam mais informados sobre HIV/DST e prevenção da gravidez na adolescência”, explica Rosmari.
Para falar sobre a saúde nas escolas foi convidada a ginecologista obstetra, Jaqueline Azevedo. Ela tratou sobre a importância da prevenção e atenção pelos pais e professores, tratando o assunto tanto no ambiente escolar, quanto em casa.
A enfermeira Begair Salete Ruthes conta que o projeto surgiu para somar as atividades existentes em cada escola. “Esse trabalho irá somar o que já vem sendo desenvolvido em algumas instituições. Este projeto será trabalhado em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, para levar ainda mais informações aos jovens”.
Projeto
Durante o encontro foram repassadas instruções sobre o plano de ação para implantação do projeto nas escolas. Cada instituição deverá criar um plano, conforme a realidade encontrada em cada escola e município. Conforme recomendações do NRE, o material deve conter o diagnóstico da realidade local; o objetivo a ser alcançado; metodologia da ação; recursos; parcerias; cronograma e, por fim, avaliação, definindo instrumentos e monitoria das ações.
Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, com parceria da UNESCO. O programa foi criado em 2007 e já beneficiou mais de oito milhões de estudantes, em 695 cidades brasileiras. Em 2011, espera-se alcançar a marca dos 24 milhões de jovens e adolescentes, no Brasil.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Estudantes e educadores participam de encontro sobre Saúde e Prevenção nas Escolas
Com intuito de contribuir para formação integral dos estudantes da rede pública de educação e dar subsídios aos professores, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, foi realizado ontem o encontro que faz parte do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



