Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Educação é tema de reunião preparatória para Conferência da Criança

Integração entre as escolas, expansão do projeto vereador mirim e encontro periódico entre alunos e autoridades. Essas são apenas algumas propostas formuladas pelos participantes do eixo temático “Protagonismo e participação de crianças e adolescentes” da reunião preparatória à VI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, que ocorrerá entre os dias 9 e 10 de novembro. O encontro desta quarta (05) aconteceu na Escola de Administração Pública e à tarde, no mesmo local,  realizou-se a pré-conferência sobre Esportes.

05/10/2011 - 14:04


“Pela primeira vez, estamos construindo uma conferência a partir do debate de políticas setoriais”, avalia a professora de Serviço Social da Unioeste, Zelimar Soares Bidarra, analisando que o novo momento oferecerá um equilíbrio de proposta entre as diferentes áreas. “Uma experiência positiva que se torna ainda mais rica ao verificarmos a participação dos principais interessados na efetivação das políticas públicas. Eles demonstram a preocupação de saber quem é o seu colega que estuda no outro lado da cidade. Esse processo de alteridade é fundamental para se evitar a intolerância, que costuma se refletir com mais intensidade durante a juventude”.
Atentos ao debate, as crianças e os adolescentes envolvidos no eixo passaram longe do estereótipo de uma geração apática e desinteressada com o coletivo. Eles indagaram, questionaram e propuseram ações que serão avaliadas durante as VI Conferência Municipal. “Adorei participar, ano que vem estou aqui de novo”, avisa Karine Grossi, 9 anos, aluna da 4ª série da Escola Municipal Egon Werner. “Os pais precisam participar mais da educação e tenho curiosidade, por exemplo, de saber como é o dia-a-dia dos alunos de outras escolas”.
Para os chamados “rebeldes”, a presidente da Câmara dos Vereadores Mirins, Marcele Luana Quadros da Cruz, relata o projeto Plantando Valores. “Os alunos são colocados no lugar do professor para sentir na pele a dificuldade do trabalho de ensinar”, explica Marcele, de 10 anos, sugerindo ainda a disseminação da ideia do vereador-mirim da Escola Municipal Walter Fontana, que atende a 720 crianças na Vila Pioneiro,  por outros colégios para desenvolver os conceitos de cidadania e a política.

Da Assessoria

C%c3%b3pia de web banner 550x250px