Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

Professores disseminam ações empreendedoras em Corbélia, no Oeste do PR

Exemplos de atitude e criatividade nas escolas municipais de Corbélia, no oeste do Paraná, transformaram o ambiente escolar em espaço para inovação. Ações e projetos, idealizados a partir do Programa Educação Empreendedora, do Sebrae/PR, ganharam força e, segundo educadores do município, não têm hora para terminar. “A classe escolar, professores, alunos e pais entenderam que empreendedorismo também é cuidar do que se tem e zelar por tudo aquilo que está sob nossa responsabilidade”, destaca a secretária de Educação de Corbélia, Jusiney Terezinha Barbosa.

06/10/2011 - 10:27


Desde abril do ano passado, um grupo de mais de 20 professores, de sete escolas municipais e de um centro de educação infantil da cidade, começou a trabalhar com o Programa do Sebrae/PR e, conforme explica a consultora da entidade, Danieli Doneda, foi capacitado para atuar como formador de crianças e jovens empreendedores. “O objetivo do Educação Empreendedora é desenvolver a cultura do empreendedorismo nos professores para que apliquem a atitude junto aos alunos. Em Corbélia, os resultados apareceram rápido e foram compartilhados com outros educadores.”
Esses professores, complementa a secretária de Educação de Corbélia, foram contagiados pelo Programa e passaram a multiplicar os ensinamentos aos colegas. “Todos abraçaram a ideia e, no início deste ano, começaram a colocar em prática ações e projetos de repasse da cultura do empreendedorismo aos alunos. Quando vimos, todas as escolas passaram a trabalhar o conteúdo pedagógico de maneira criativa e inovadora, envolvendo a disciplina, valores e, ainda, trazendo os pais mais próximos do ambiente escolar”, enfatiza Jusiney Barbosa.
Para Danieli Doneda, do Sebrae/PR, o mais interessante é que além dos professores criarem e aplicarem projetos específicos em suas escolas, tiveram a ideia de compartilhar as experiências realizadas em cada uma das oito participantes. “A capacitação com o Sebrae/PR já havia terminado e, mesmo assim, os professores sentiram a necessidade das continuidade as ações e compartilhá-las, para que os resultados não parassem por ali. Então, propuseram à secretaria de Educação uma reunião para que cada escola pudesse repassar as experiências obtidas a partir do Programa Educação Empreendedora”, lembra.
A reunião aconteceu no dia 13 de setembro e envolveu mais de 170 pessoas entre professores municipais, representantes do Sebrae/PR e Prefeitura de Corbélia. “Fomos surpreendidos pelo pedido dos próprios educadores”, conta Jusiney Barbosa. “No início do Programa não acreditava que seria assim, pois víamos que seria uma mudança completa. Hoje podemos dizer que é isso que está acontecendo no nosso município, professores, pais e alunos com necessidade de inovar. Estão buscando sempre mais, se repaginando e percebendo que têm mais capacidade do que imaginavam”, acrescenta.

Orgulho e cidadania
A Escola Municipal Dom Bosco está localizada no distrito de Nossa Senhora da Penha, pertencente à cidade de Corbélia e a maior parte dos alunos representa gerações de famílias rurais que se estabeleceram na localidade. No início de 2011, incentivados pelo Programa Educação Empreendedora, do Sebrae/PR, professores da escola inovaram na forma de ensinar história aos estudantes da 3ª série.
“Essa é a fase em que as crianças começam a estudar o município e resgatam um pouco da história onde vivem”, comenta o professor e supervisor Rogério Farias. Mas neste ano, salienta, o resgate histórico foi mais abrangente e interessante. “Nossa proposta foi criar uma interação maior entre a história local e os alunos, aproveitando o resgate histórico das próprias famílias, já que muitas são pioneiras no distrito”, argumenta o supervisor.
O ponto de partida era organizar o patrimônio histórico do distrito a partir da vivência das famílias e a primeira tarefa dos alunos, foi de levantar informações com pais e avós. “Os estudantes entrevistaram os familiares e trouxeram histórias, fotos, receitas típicas e brincadeiras antigas. Com isso, conseguimos despertar nos alunos o interesse pela história do distrito em que moram, bem como pela história geral, além de valorizar a memória dos pioneiros, do modo de vida destes, seus costumes, utensílios, vestimentas, tradições.”
A pesquisa em conjunto, assegura Rogério Farias, também serviu para registrar o momento histórico atual para conhecimento das futuras gerações. “Os alunos ficaram entusiasmados em participar da reconstrução histórica do distrito e os familiares contentes em poderem contribuir com suas vivências e compartilhar com filhos e netos. Como incentivo, eles também tiveram a oportunidade de conhecer museus em municípios vizinhos. Saímos da rotina de forma criativa e pedagógica. Acredito que assim, a educação pode ser fortalecida e estimulante para todos”, recomenda.
O projeto “Museu na Escola” foi uma das ações elaboradas pelos professores da Escola Municipal Dom Bosco, estimulados pelo Programa Educação Empreendedora.

Integração e disciplina
Da Escola Municipal 1º de Maio, na área urbana de Corbélia, três professores participaram do Programa do Sebrae/PR, mas o conceito de empreender foi multiplicado aos demais educadores, alunos e pais de alunos. De acordo com a orientadora da escola, Marciana Tomazini Sereniski, as capacitações do Sebrae/PR serviram como impulso para que a equipe passasse a criar mais não só com propostas pedagógicas, mas em toda as suas ações.
“Sabemos da necessidade de inovação, mas as capacitações do Educação Empreendedora nos despertaram para a prática das ações. Relembramos, com o Programa, que não podemos ‘acomodar’ nossa pedagogia nem o contato com pais e alunos”, indica Marciana Sereniski. Uma das iniciativas da escola municipal foi, justamente, trazer a família para o ambiente escolar, mas em momento de descontração e integração.
“Aproveitamos a data comemorativa de Dia do Pais e organizamos uma gincana, no dia anterior. A participação foi excepcional e de toda a escola. Conseguimos reunir mais de 180 pessoas para um dia de brincadeiras, alegria e interatividade familiar. Até pais que moram no interior vieram prestigiar o evento e se divertir com seus filhos na escola”, ressalta a orientadora. Até então, aponta, os pais somente eram chamados na escola para reuniões pedagógicas.
Na avaliação de Marciana Sereniski, que também leciona para a pré-escola, o despertar para a inovação e empreendedorismo também fez com que melhorasse a atitude fora do ambiente escolar. “As coisas acontecem quando fazemos acontecer. Por isso, é preciso ir sempre além. Melhorei profissionalmente, pessoalmente e estou repassando os conceitos  para outras pessoas, mostrando que são capazes de se diferenciar e produzir com criatividade.”
Também integram o Programa Educação Empreendedora, em Corbélia, as escolas municipais Anita Garibaldi, Castro Alves, São José, Tancredo Neves, Gabriel de Lara e o Centro Municipal de Educação Infantil Iracema Zanatto.

Metodologia
No Programa Educação Empreendedora é realizada a capacitação dos educadores, utilizando aprendizagem vivencial e, no período de 60 dias após o treinamento, também acontecem duas reuniões de tutoria para o auxílio dos professores.
O Programa já aplicou treinamento em 17 municípios paranaenses, sendo dois na região oeste (Corbélia e Foz do Iguaçu). Ao todo, foram mais de 380 professores capacitados e cerca de 12 mil alunos atendidos nas escolas municipais do Paraná.

Da Assessoria

C%c3%b3pia de web banner 550x250px