As disputas ocorrem em 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As modalidades coletivas acontecem em duas divisões, A e B – exceto o vôlei de praia, que só tem a divisão A. As disputas são para os dois sexos, as exceções do futebol, apenas no masculino, e a ginástica rítmica, no feminino.
“É uma competição entre seleções municipais, com os melhores atletas paranaenses com até 18 anos de idade. São atletas que no futuro estarão em jogos mundiais e olimpíadas representando o Paraná”, diz o secretário de Estado de Esportes, Evandro Rogério Roman. “Temos o apoio forte da cidade de Campo Mourão, da equipe técnica, de secretários municipais de esportes e do Conselho de Educação Física. Esse conjunto todo nos dá a certeza de um resultado muito bom”, avalia Roman.
A transmissão de partidas pela E-Paraná é um diferencial da fase final dos jogos. Diariamente, também serão transmitidos boletins sobre o andamento da competição, com o patrocínio da Renault, montadora francesa de automóveis instalada em São José dos Pinhais. “Tivemos o apoio do secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, para buscar esta importante parceria”, diz Roman.
Abertura
“Será um cerimonial para marcar o jubileu de prata da competição”, diz o diretor geral da Fundação de Esporte de Campo Mourão (Fecam), Ricardo Echelmeier.
Segundo os organizadores da Secretaria de Esporte do Paraná, além dos rituais como o desfile das delegações, execução de hinos, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta, haverá shows artísticos e pirotécnicos.
Seletiva
Das 532 equipes que disputam a fase final dos 25º Jogos da Juventude do Paraná, 83 passaram pela fase regional, em agosto, em oito sedes. Foi uma espécie de seletiva, em que outras 720 equipes ficaram no caminho nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e xadrez.
Disputaram a fase regional apenas equipes da Divisão B nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei, além do xadrez da Divisão A. Participaram mais de 10 mil atletas, formando 803 equipes de 241 municípios, nas oito sedes. As equipes de Campo Mourão que integram a Divisão B nas modalidades coletivas e do xadrez tiveram classificação automática.
Também entraram diretamente na fase final, sem disputar a fase regional, as equipes pré-classificadas das modalidades coletivas da Divisão A e de todas as modalidades individuais, menos do xadrez. Essa última passou por uma seletiva na fase regional.
Da AE Notícias
ESPORTES
Final dos Jogos da Juventude começa nesta sexta-feira
A festa de abertura da fase final dos 25º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) será nesta sexta-feira (7), às 20h, em Campo Mourão. As competições começam na manhã de sábado (8) e vão até o dia 16, com transmissão pela E-Paraná de jogos das modalidades coletivas, principalmente de futsal e handebol. Os Jogos da Juventude reúnem 532 equipes de 106 municípios, envolvendo cerca de 5 mil atletas.
Mais lidas
- 1No Paraná, BB renegocia mais de R$ 700 milhões em dívidas no âmbito do Desenrola
- 2Agosto Dourado: Hoesp reforça a importância da doação de leite materno para recém-nascidos
- 3Sicredi Progresso completa 45 anos com forte expansão e impacto nas regiões de atuação
- 4Justiça Eleitoral altera local de votação para 12 seções em Toledo
- 5Sicredi Progresso chega aos 45 anos com crescimento, proximidade e impacto social
Últimas notícias
- 1Cultura: um ano de Fábrica do Hip Hop
- 2Ideb da rede municipal de Toledo atinge 6,9 e bate recorde histórico
- 3Sicredi Progresso realiza Encontro Semestral online
- 4Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de níveis técnico e superior
- 5Sesc PR lança 11ª edição de coletânea de contos com autores paranaenses



