1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Final dos Jogos da Juventude começa nesta sexta-feira

A festa de abertura da fase final dos 25º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) será nesta sexta-feira (7), às 20h, em Campo Mourão. As competições começam na manhã de sábado (8) e vão até o dia 16, com transmissão pela E-Paraná de jogos das modalidades coletivas, principalmente de futsal e handebol. Os Jogos da Juventude reúnem 532 equipes de 106 municípios, envolvendo cerca de 5 mil atletas.

06/10/2011 - 14:26


As disputas ocorrem em 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As modalidades coletivas acontecem em duas divisões, A e B – exceto o vôlei de praia, que só tem a divisão A. As disputas são para os dois sexos, as exceções do futebol, apenas no masculino, e a ginástica rítmica, no feminino.
“É uma competição entre seleções municipais, com os melhores atletas paranaenses com até 18 anos de idade. São atletas que no futuro estarão em jogos mundiais e olimpíadas representando o Paraná”, diz o secretário de Estado de Esportes, Evandro Rogério Roman. “Temos o apoio forte da cidade de Campo Mourão, da equipe técnica, de secretários municipais de esportes e do Conselho de Educação Física. Esse conjunto todo nos dá a certeza de um resultado muito bom”, avalia Roman.
A transmissão de partidas pela E-Paraná é um diferencial da fase final dos jogos. Diariamente, também serão transmitidos boletins sobre o andamento da competição, com o patrocínio da Renault, montadora francesa de automóveis instalada em São José dos Pinhais. “Tivemos o apoio do secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, para buscar esta importante parceria”, diz Roman.

Abertura
“Será um cerimonial para marcar o jubileu de prata da competição”, diz o diretor geral da Fundação de Esporte de Campo Mourão (Fecam), Ricardo Echelmeier.
Segundo os organizadores da Secretaria de Esporte do Paraná, além dos rituais como o desfile das delegações, execução de hinos, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta, haverá shows artísticos e pirotécnicos.

Seletiva
Das 532 equipes que disputam a fase final dos 25º Jogos da Juventude do Paraná, 83 passaram pela fase regional, em agosto, em oito sedes. Foi uma espécie de seletiva, em que outras 720 equipes ficaram no caminho nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e xadrez.
Disputaram a fase regional apenas equipes da Divisão B nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei, além do xadrez da Divisão A. Participaram mais de 10 mil atletas, formando 803 equipes de 241 municípios, nas oito sedes. As equipes de Campo Mourão que integram a Divisão B nas modalidades coletivas e do xadrez tiveram classificação automática.
Também entraram diretamente na fase final, sem disputar a fase regional, as equipes pré-classificadas das modalidades coletivas da Divisão A e de todas as modalidades individuais, menos do xadrez. Essa última passou por uma seletiva na fase regional.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29