Segundo o secretário da Cultura, Paulino Viapiana, a intenção é criar uma base de informações quantitativas e qualitativas sobre equipamentos, atividades, instituições, gestão cultural e investimentos que servirão para subsidiar o planejamento e avaliar as políticas públicas da área da cultura no Estado, conforme definido nas metas de governo.
O último levantamento feito pela secretaria foi em 2006, e a intenção agora é atualizar e ampliar as informações para a criação do sistema. Regina Iorio, coordenadora do projeto, destaca que todas as informações ficarão disponíveis ao público. “Muitos municípios já possuem uma base de dados, mas elas não estão integradas. O sistema permitirá esta integração, tanto com os municípios quanto com bases de outros órgãos do Governo do Estado”, diz.
De acordo com a coordenadora, o mapeamento coloca o Paraná em sintonia com as diretrizes do Ministério da Cultura (MinC), que desde 2004, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem realizado estudos buscando a implantação de uma base de dados nacional. O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) está previsto no Plano Nacional da Cultura.
Da AE Notícias
CULTURA
Prorrogado o prazo para resposta ao questionário sobre indicadores culturais
A Secretaria da Cultura prorrogou o prazo para que secretários ou dirigentes de cultura municipais respondam ao questionário do Sistema de Informações e Indicadores Culturais do Paraná. O levantamento tem a finalidade de subsidiar o planejamento e a definição de políticas públicas culturais. O estudo vai abranger todos os municípios paranaenses. As perguntas estão disponíveis no site da secretaria e podem ser preenchidas até o dia 31 outubro.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


