O secretário municipal de Esportes, Mauro Maiorki, informou que aproximadamente 30 praças esportivas, entre ginásios, associações de moradores, clubes e ginásios de escolas serão utilizados para as 18 modalidades (masculino e feminino) previstas nos Jogos Abertos deste ano. “Utilizaremos a estrutura pública, porém para algumas modalidades, o Município não possui estruturas próprias, e por isso, contamos com o apoio das estruturas de outros locais”.
Maiorki relatou que a maior motivação o Município ser sede de grandes eventos é a participação da comunidade. “Nós temos a facilidade de fazer os jogos nas modalidades na parte noturna e os ginásios vão estar sempre lotados, porque é a receptividade das pessoas nos proporciona de trazer grandes eventos”. Ele salientou que por este motivo que estão se antecipando para fazer o lançamento do evento. “Queremos que todos estejam preparados para receber os atletas de outros Municípios”.
O secretário ainda destacou que não consegue entender os Municípios que contratam atletas de outros Estados para a competição. “Em Toledo somente participarão atletas daqui. Há muitos jogadores que estão treinando depois da aula ou do trabalho. Queremos que todos os atletas vistam a camiseta de Toledo, este é o nosso objetivo”.
Para complementar Maiorki, o técnico do judô, Ricardo dos Santos, afirmou que nos próximos dias os atletas toledanos que estão competindo em outros Estados retornam para o Município para iniciar os treinos com o objetivo de fazer as definições de pesos e realizar algumas estratégias. “O atleta deve chegar confiante. Primeiramente, eles devem pensar que é um evento normal e não pensar que é uma grande competição”. Santos comentou que a equipe de Toledo é considerada uma das favoritas por ter um time forte. “Se não formos ouro vamos atrapalhar muitos atletas. Todos os atletas são acostumados a competições nacionais. Estamos fazendo um plano de trabalho direcionado e focado. Queremos fazer bonito aqui e lutar por ouro na modalidade”.
Estrutura
O maior investimento em estrutura esportiva está sendo feito no ginásio de esportes Alcides Pan, que está sendo totalmente ampliado e reformado. Foram cerca de R$ 3 milhões para a ampliação da capacidade, passando de 3,5 para 5 mil pessoas sentadas, novas arquibancadas, ampliação da cobertura, substituição do piso, construção de gabinetes para a imprensa, novos sanitários, bares e áreas administrativas, além de instalação de placar eletrônico.
ESPORTES
Cerca de 8 mil atletas devem participar do JAPS
O Município de Toledo recebe - no período de 11 a 23 de novembro - aproximadamente 8 mil pessoas para a 54ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS). Pelo sexto ano, Toledo vai sediar a fase final dos Japs. As edições anteriores foram realizadas em 1979, 1990, 1999, 2001 e 2007. O evento foi lançado nesta quinta-feira (06) no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). O objetivo é que a partir de hoje até o evento, a população esteja envolvida no processo para receber os visitantes. A Acit - uma das parceiras - já enviou um comunicado aos empresários para que se possível as empresas durante estes dias estendam suas atividades até às 20h.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%