1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Professor da Unioeste participa de Centro de Pesquisa no Canadá

O professor Jandir Ferrera de Lima, do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Mestrado e Doutorado – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi convidado a integrar o Centro de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Territorial (CRDT) do Canadá, como pesquisador e professor visitante estrangeiro.

08/10/2011 - 05:49


O convite foi justificado em função do conjunto dos trabalhos efetuados e publicados pelo professor nos últimos anos. O professor Jandir Ferrera de Lima ganhou em 2004 o Prêmio De Excelência em Ciências Humanas da Université du Québec à Chicoutimi (UQAC). Em 2010 lançou o livro “La Diffusion Spatiale du Développement Économique Régional”, pelas Éditions Universitaires Européennes, e deverá lançar na França, em janeiro de 2012, o livro « Géoeconomie et Développement Régional”.
O CRDT agrega diferentes Universidades, grupos de pesquisa e pesquisadores canadenses que se interessam pelo desenvolvimento territorial. Suas atividades visam o crescimento dos conhecimentos sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento territorial tanto no Québec quanto no mundo. Utilizando metodologias variadas, as pesquisas efetuadas podem dar suporte a tomadas de decisões para avaliações politicas, programas ou projetos de pesquisa e de organização territorial e regional. Os trabalhos dos pesquisadores do CRDT são subvencionados e os resultados difundidos por meio de publicações, colóquios, seminários e conferências.
Para os pesquisadores do CRDT, o desenvolvimento territorial constitui uma perspectiva cientifica comum. Ele corresponde à uma linha de pesquisa recente e a um conjunto de iniciativas, sobretudo politicas, visando melhor compreender e dominar os fatores que determinam as performances econômicas dos conjuntos territoriais. Estes fatores são de ordem econômica, política, cultural, ligadas às características dos territórios nos quais intervém os atores sociais.
Cabe lembrar que o governo paranaense vem aprofundando relações universitárias e de pesquisa com o governo do Québec, o que resultou em 2009 num acordo amplo de cooperação em pesquisa. Já a Unioeste mantém convênio com a Université du Québec à Chicoutimi (UQAC) desde 2003 e em novembro de 2011 receberá pesquisadores canadenses no Campus de Toledo para ministrarem conferencias e mini cursos junto ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29