Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Com o Lunitti Empresa Cidadã estamos promovendo a cidadania, diz Beto Lunitti

Na manhã deste sábado (8), Dia Municipal do Nascituro, a Rede de Supermercados Lunitti lançou o Programa Lunitti Empresa Cidadã. A Cerimônia contou com a presença do padrinho do Programa na empresa, o pediatra Gelson Leonardi, dos deputados estaduais, Elton Welter e Duilio Genari, os vereadores Adriano Remonti e Leoclides Bisognin, empresários, dirigentes de ONGs e partidos, sindicalistas e elas, as convidadas de honra: gestantes e recém mamães. O Programa beneficia as colaboradoras da Rede, mas como disse o diretor da Rede, Beto Lunitti a expectativa é de que o Programa se propague em todas as empresas, pois é uma medida que vai refletir na formação destes novos cidadãos.

08/10/2011 - 18:26


O Programa, do Governo federal, Empresa Cidadã foi criado em 2008 e promulgado então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garante as gestantes a licença-maternidade de seis meses. A Lei é compulsória para as servidoras públicas, no entanto, para as colaboradoras das empresas privadas depende da decisão de suas direções.

O gerente de Recursos Humanos da Rede de Supermercados Lunitti, Adriano Augusto da Silva lembra que a empresa fez uma avaliação da Lei e concluiu que, além de ser um Programa  viável para a empresa, é um grande incentivo às funcionárias. “Nós sabemos que quatro meses é um período pequeno para as nossas funcionárias estarem junto com os seus filhos e fizemos a opção de fazer parte do Programa Empresa Cidadão. Desta forma, a funcionária a partir do nascimento da criança tem o prazo de 30 dias para solicitar junto ao RH a prorrogação da licença maternidade. Como é algo opcional, nós estamos incentivando-as a optarem pelo benefício. No momento, são três funcionárias que optaram por este beneficio e mais quatro funcionárias grávidas que certamente optaram pelo Programa”.

O primeiro pediatra titulado do oeste do Paraná, Gelson Leonardi é considerado o padrinho do Programa na Rede de Supermercados Lunitti, pois foi ele que sensibilizou a empresa para os benefícios do Programa. “As vantagens são imensas, porque estudos atuais e ainda em andamento comprovam que os primeiros seis meses de vida são fundamentais para a vida desta pessoa para o seu desenvolvimento afetivo, emocional e a criança, principalmente sendo amamentada por mais dois meses é uma criança que vai receber anticorpos através da amamentação ficando por isso mesmo menos doente, mais resistente a gripes, resfriados, diarréia, pneumonias, acarretando menos internamento, o que traz para o país uma economia muito grande, mas o maior benefício é o da criança. A criança amamentada, que recebeu afeto e carinho é uma criança que vai responder para a sociedade aquilo que recebeu. Uma pessoa que vai ter resistência ao estresse, uma pessoa que dificilmente vai caminhar para a criminalidade”.

Leonardi parabeniza a Rede de Supermercados Lunitti pela iniciativa e disse que espera que outras empresas sigam o mesmo caminho, pois. “Pelo que tenho informação, a empresa é a primeira empresa a aderir o projeto em Toledo e quem sabe no Oeste do Paraná. Sabemos de empresas na capital que aderiram ao Programa. Por isso, está de parabéns o Lunitti por ter introduzido a licença-maternidade de seis meses. Não é nenhum favor, a empresa apenas como todas as outras poderão aderir ao Programa e deduzir o custo destes dois meses da licença-maternidade estendida, no imposto pago no ano seguinte”.

O pediatra reafirma ainda que aderir ao Programa Empresa Cidadã é uma questão de boa vontade e compromisso com a sociedade. “Quero dizer que ao longo destes 40 anos com milhares de crianças que nós atendemos não vi nenhuma que tivesse sido amamentada, amada pela mãe e pela família que tivesse se envolvido com drogas e criminalidade. Quando isso ocorre com o chamamento da mãe, da família estes adolescentes retornam ao seio da família e corrigem aquela rota equivocada que se encontravam. Este é um programa de alcance imenso para a sociedade com benefícios imensos para a juventude com diminuição da criminalidade, do uso de drogas na adolescência. Quero conclamar para que todas as empresas pensem com carinho para aderirem este projeto magnífico da empresa Cidadã”.

A primeira empresa, a atender ao chamado do Dr. Gelson Leonardi é a Rede de Supermercados Lunitti, o empresário Beto Lunitti explica que os valores de família sustentaram a decisão da empresa. “Meu pai e a minha mãe sempre tiveram está vertente humanística e fomos ensinados nesta filosofia de vida. Desde muito jovem quando começamos a empresa sempre tive a filosofia de vida implantada dentro das atitudes que a empresa toma”.

Beto Lunitti lembra que a Lei dá a prerrogativa, mas no setor privado é uma decisão que depende de cada empresário. “Nós estamos neste momento efetivando esta atitude e filosofia de vida implantada na empresa que é de conceder as gestantes que trabalham no Lunitti os seis meses de licença-maternidade. A Lei foi feliz, juntou com a nossa vontade de promover atitudes humanistas e o que representa a ação do Lunitti para a sociedade? Representa que estamos oportunizando as colaboradoras que serão gestantes ficarem mais tempo em suas casas dando carinho, amamentando e cuidando dos seus filhos. Nós, com certeza, diante desta atitude estamos promovendo a cidadania”.

O empresário lembra os dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Pediatria que aponta que o leite materno e o maior convívio proporcionam mais qualidade de vida e cidadãos mais felizes. “Queremos contribuir para construirmos um mundo melhor. Eu fico feliz neste momento que lançamos o Programa Lunitti Empresa Cidadã. É uma atitude correta do ponto de vista do que pensamos e uma atitude do ponto de vista cidadania. Então, o Lunitti está fazendo a sua parte neste momento e continuará fazendo. Isto também faz parte da responsabilidade que nos deram quando ganhamos o Prêmio Guerreiro do Comércio do Paraná. Quando eu recebi o Prêmio disse que ele me dava mais responsabilidades e este Programa faz parte desta responsabilidade. É uma evolução do ponto de vista das empresas privadas. Nós somos uma das poucas empresas privadas, do interior do Estado, que aderiu ao Programa Empresa Cidadã.

Ninguém melhor que as próprias colaboradoras para avaliar os benefícios da decisão do Lunitti. Tatiana Vanessa Franzen é mãe da pequena Milena e é a primeira colaboradora a solicitar o benefício. “Minha filha nasceu com sete meses e ficou um mês na neonatal, perdi muito tempo, mas estes seis meses de licença-maternidade é um tempo bom que vou ficar com ela, além de mais um mês de férias”.

Tatiana lembra que estava preocupada, mas a notícia de que o Lunitti é uma Empresa Cidadã mudou esta história. “Eu estava preocupada, mas a Ana (gerente de pessoas da empresa) me ligou falando que eu ia ter seis meses de licença. Fiquei feliz e quero agradecer ao Beto e ao pessoal do RH que me apoiaram neste momento difícil. Quero agradecer a todos. Trabalhei bastante tempo na empresa e hoje ganhei o privilégio, sendo a primeira funcionária a ser contemplada com o benefício”.

Jennefer Maristela Perius é a mãe de Isabele, que está com pouco mais de um mês, e não perdeu tempo e também solicitou o benefício. “Se fosse somente quatro meses de licença, eu voltaria em janeiro e não teria ninguém para deixar minha filha. Assim volto em março, quando a creche já está de volta das férias. Mas mesmo assim dá um frio no coração. Para mim foi muito bom. Fiquei feliz. É minha primeira filha e quanto mais puder curtir – melhor”.

No Paraná as servidoras públicas tiveram o direito à licença de seis meses a partir da iniciativa dos deputados estaduais, Elton Welter e Luciana Rafagnin, ainda em 2007, encampada pelo então governador, Roberto Requião. Welter participou do evento nos Supermercados Lunitti. “Nós não podemos criar leis para reger as empresas privadas, por isso garantimos a licença as servidora públicas, no intuito de promover um efeito domino nas empresas privadas e fico feliz que isso começa acontecer. A decisão do Beto Lunitti, mostra sua visão de relações sociais, mostra que você é um homem, um empresário de sensibilidade humana e tenho orgulho disso, a tua empresa é a primeira em Toledo a aderir ao Programa e a Organização Mundial da Saúde recomenda este gesto cidadão a todos os empresários brasileiros”, defendeu Welter.

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Assessoria

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29