“Apesar das condições climáticas adversas, o aeroporto segue em operação”, garante o administrador do aeroporto municipal de Toledo, Antonio da Silva Almeida, reiterando que mesmo em dias críticos para a aviação, com chuvas, neblinas e baixa visibilidade, o local permite seguro funcionamento aéreo . “A sua localização é privilegiada. Com o fechamento do Aeroporto de Cascavel, em 23 de julho para reformas, passamos a receber o triplo de aeronaves. A maioria do público é de empresários. Eles se utilizam dessa modalidade de transporte devido à agilidade no deslocamento para efetuar os seus negócios”.
A bordo da aeronave Sêneca, o co-piloto Gabriel Vilar pousou sem sustos de sua viagem de Marília-SP, a cerca de 600 km de Toledo. “Foi tranquilo. Tivemos que desviar de algumas zonas de turbulência, mas em 1h40min chegamos aqui”, explica o jovem de 21 anos, que anda pelos céus desde os 17 e já contabiliza 230 horas de voo. “A velocidade de nosso avião é de 300 km/h e hoje há uma camada de nuvens muito baixa, próxima ao solo, o que atrapalha um pouco. Comecei nesta profissão por causa do meu tio, que é o piloto”, explica rapidamente Gabriel, já correndo para levantar do chão rumo a Realeza (PR).
A pista de Toledo tem 1670 metros de comprimento e 30 metros de largura. Segundo a administração, o aeroporto encontra-se homologado tanto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quanto pelo Comando da Aeronáutica. A previsão é de mais melhorias com os R$ 550 mil liberados pelo governo estadual. “Vamos aumentar, por exemplo, a camada de asfalto da pista”, aponta Almeida, frisando que o aeroporto tem atendido a demanda. “Certamente, os investimentos a serem realizados, nos próximos meses, promoverão ainda mais o desenvolvimento local. Novos voos poderão ser viabilizados, atraindo ainda mais oportunidade. A aviação é uma área da economia que vem crescendo em todo o mundo. Toledo está no caminho certo ao apostar neste setor”.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Aeroporto de Toledo recebe o triplo de voos
Movimentada. Assim vem sendo a rotina da pista do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho nos últimos tempos. Nesta segunda-feira (10), aeronaves particulares de empresários de São Paulo, Mato Grosso e outras partes do Brasil decolaram e aterrissaram de Toledo. Estima-se que o número de voos tenha triplicado, já que os aeroportos da região estão fechados para reformas ou por conta da atual situação meteorológica com a formação de ventos e muitas nuvens.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%