1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Prefeita Jacira sanciona lei que cria o Sistema Municipal de Cultura

A prefeita de Maripá, Jacira Quirino Alves, sancionou a lei que cria o Sistema Municipal de Cultura de Maripá. Nesta lei estão estabelecidos princípios, objetivos, organização e financiamento para a área cultural.  A nova lei trata sobre a Política Municipal de Cultura e cria no âmbito do município o Sistema Municipal de Cultura, o Fundo Municipal da Cultura, o Conselho Municipal de Política Cultural e a Conferência Municipal de Cultura. O Sistema será um mecanismo de financiamento de projetos selecionados por meio de editais municipais.

12/10/2011 - 12:22


PASSO IMPORTANTE
Em suas diretrizes o Plano Nacional de Cultura prevê a realização de editais e seleções públicas para estímulo a projetos culturais e a concessão de apoio financeiro aos Agentes Culturais. “A sanção da lei é um importante passo para que o município esteja em consonância com o Sistema Nacional de Cultura e possa elaborar o Plano Municipal de Cultura juntamente com o Plano Nacional de Cultura”, explica o secretário de Educação, Cultura e Desportos, Vanderlei Lavaqui.
O próximo passo da equipe envolvida neste trabalho será a construção de Plano Municipal de Cultura e a constituição do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

MÉDIO E LONGO PRAZO
De acordo com o secretário, o Plano Municipal de Cultura será um instrumento construído a partir das demandas levantadas pela comunidade, por meio de reuniões técnicas que serão realizadas no Município com os agentes culturais, setores do turismo, educação, desporto e lazer.
Ele Fisa que o Plano Cultural será um instrumento de gestão de médio e longo prazo, estabelecendo estratégias, metas e recursos. “Estamos trabalhando para que o município esteja legalmente habilitado a receber recursos do Fundo Nacional de Cultura para que seja possível o apoio a projetos de nossos agentes culturais. Queremos fazer um trabalho junto aos artesãos, profissionais de dança, teatro, música, artes circenses e turismo, para que o Plano Municipal de Cultura reflita os anseios da comunidade”, comenta Lavaqui.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29