Outro ponto considerado essencial para a discussão no seminário será a de possibilitar a capacitação e aumento da conscientização das comunidades rurais e urbanas sobre a utilidade fundamental das abelhas sem ferrão como agentes polinizadores das florestas e cultivos agrícolas. “Nestes encontros temos também a possibilidade de ampliar o intercâmbio entre pesquisadores, técnicos do setor, agricultores e demais interessados, na difusão de tecnologias e conhecimentos relacionados à meliponicultora”, disse Roberto de Andrade e Silva.
Público-alvo
De acordo com o técnico, o evento é aberto à participação de todos os interessados na meliponicultura (produção de mel e derivados). “Esperamos ter novamente a participação de estudantes das mais variadas áreas do conhecimento, assim como técnicos, pesquisadores do setor público e da iniciativa privada, agricultores, ambientalistas, e ecologistas”, disse.
Além de cinco palestras e um painel contando as experiências de empreendimentos na meliponicultura paranaense, o encontro terá ainda uma mostra sobre o assunto. Será aberto também um espaço para apresentação de posters, banners, fotos, materiais diversos, máquinas e equipamentos utilizados na meliponicultura, além de mudas de plantas, colônias e caixas de abelhas sem ferrão. Os participantes do seminário poderão também degustar produtos feitos com mel e própolis.
O encontro é organizado pela Câmara Técnica de Meliponicultura da Secretaria da Agricultura e pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar (Cedraf), e conta com o apoio do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), Fundação Terra, Itaipu Binacional e Projeto GEF/FAO/Fundio/MMA (Programa de Conservação de Manejo para uma Agricultura Sustentável).
Da AE Notícias
GERAL
Curitiba vai sediar seminário sobre produção de mel e derivados
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e a Emater Paraná promovem no dia 25 de novembro o 5° Seminário Paranaense de Meliponicultura - “Salvemos as abelhas nativas do Brasil”. Segundo o coordenador de apicultura do Departamento de Economia Rural da Secretaria, médico veterinário Roberto de Andrade e Silva, entre os objetivos do seminário estão a divulgação da importância das abelhas nativas e sensibilização da sociedade em promover iniciativas visando a sua preservação e conservação.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


