Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Curitiba vai sediar seminário sobre produção de mel e derivados

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e a Emater Paraná promovem no dia 25 de novembro o 5° Seminário Paranaense de Meliponicultura - “Salvemos as abelhas nativas do Brasil”. Segundo o coordenador de apicultura do Departamento de Economia Rural da Secretaria, médico veterinário Roberto de Andrade e Silva, entre os objetivos do seminário estão a divulgação da importância das abelhas nativas e sensibilização da sociedade em promover iniciativas visando a sua preservação e conservação.

13/10/2011 - 08:21


Outro ponto considerado essencial para a discussão no seminário será a de possibilitar a capacitação e aumento da conscientização das comunidades rurais e urbanas sobre a utilidade fundamental das abelhas sem ferrão como agentes polinizadores das florestas e cultivos agrícolas. “Nestes encontros temos também a possibilidade de ampliar o intercâmbio entre pesquisadores, técnicos do setor, agricultores e demais interessados, na difusão de tecnologias e conhecimentos relacionados à meliponicultora”, disse Roberto de Andrade e Silva.

Público-alvo
De acordo com o técnico, o evento é aberto à participação de todos os interessados na meliponicultura (produção de mel e derivados). “Esperamos ter novamente a participação de estudantes das mais variadas áreas do conhecimento, assim como técnicos, pesquisadores do setor público e da iniciativa privada, agricultores, ambientalistas, e ecologistas”, disse.
Além de cinco palestras e um painel contando as experiências de empreendimentos na meliponicultura paranaense, o encontro terá ainda uma mostra sobre o assunto. Será aberto também um espaço para apresentação de posters, banners, fotos, materiais diversos, máquinas e equipamentos utilizados na meliponicultura, além de mudas de plantas, colônias e caixas de abelhas sem ferrão. Os participantes do seminário poderão também degustar produtos feitos com mel e própolis.
O encontro é organizado pela Câmara Técnica de Meliponicultura da Secretaria da Agricultura e pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar (Cedraf), e conta com o apoio do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), Fundação Terra, Itaipu Binacional e Projeto GEF/FAO/Fundio/MMA (Programa de Conservação de Manejo para uma Agricultura Sustentável).

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29