1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Empossados membros do Conselho da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência foi instituído, nesta sexta-feira (14), no auditório da Prefeitura de Toledo. O novo órgão contará com vinte membros, divididos entre titulares e suplentes, representando sociedade civil e poder público. Segundo os últimos censos do IBGE, aproximadamente 14,5% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Em Toledo, proporcionalmente, seriam cerca de 17, 4 mil habitantes com estas características.

14/10/2011 - 14:51


“Vocês são importantes para a sociedade e os que tomam posse hoje como conselheiros são legítimos representantes dos portadores de necessidades especiais”, frisou o vice-prefeito Lúcio de Marchi, durante o evento, ao lado prefeito José Carlos Schiavinato que afirmou que corrigirá alguns espaços urbanos para melhorar a acessibilidade.  “O Centro Cultural Ondy Niederauer, por exemplo, vai ser reorganizado a fim de que não haja obstáculos aos que apresentam alguma deficiência. Esse local encontra-se há dez anos sob o domínio da prefeitura e ninguém ainda tinha apresentado esse problema. Em nossa página da internet, a população vem trazendo considerações valiosas à administração pública e também pode apontar, por exemplo, onde devemos interceder para melhorar a acessibilidade das pessoas”, analisou Schiavinato, propondo o desafio de se criar áreas acessíveis para a fase final do 54º Jogos Abertos do Paraná, entre 11 a 20 de novembro, e durante os festejos de 59 anos do no município, em 14 de dezembro.
A posse dos conselheiros atende ao prazo de 30 dias estipulado pela lei 2071, de 16/09/2001. Para Edna Fernandes Zanetti, da Coordenadoria da Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência, o conselho poderá pensar coletivamente e de forma global para buscar a efetivação de políticas públicas que atendam a todos. “Ações não apenas para os cadeirantes, mas para os que tenham deficiência auditiva e intelectual e envolvendo ainda os que apresentam a mobilidade reduzida como as pessoas da terceira idade”, reitera Edna.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29