1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

PECUÁRIA

Micheletto discute apoio para a safra 2012

O deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) discutiu nesta semana com o novo secretário de Política de Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Tibério da Rocha, medidas de apoio para a cadeia produtiva do trigo a serem incluídas no Plano Agrícola dos Cereais de Inverno, safra 2012. “A gente veio trazer algumas idéias de apoio ao setor tritícola nacional, como o incentivo ao plantio e à comercialização da safra, contribuições que devem ser acolhidas pelo governo”, explicou Micheletto.

15/10/2011 - 10:31


Uma das sugestões apresentadas ao secretário foi a antecipação para o mês de janeiro do lançamento do Plano Agrícola para os cereais de inverno. O deputado disse que a divulgação em cima da hora, ou seja, quando já começaram os plantios, prejudica o setor porque os produtores preparam a terra sem conhecer ainda as regras a serem anunciadas pelo governo. “Essa insegurança e incerteza só atrapalham quem vive no campo e pretende plantar”.
Na reunião com Caio Rocha, ficou acertada uma audiência pública em Brasília para discutir as propostas a serem apresentadas pela cadeia produtiva do trigo com o objetivo de fortalecer o setor. Serão analisadas as reivindicações das cooperativas, dos sindicatos, das associações, das entidades da triticultura e demais culturas de inverno, como aveia, centeio, cevada e triticale, como preço mínimo remunerador, aquisições do governo, calendário dos leilões, política de estocagem, etc.
Micheletto informou que o Ministério da Agricultura promoverá nos próximos 15 dias leilões para a comercialização dos estoques de trigo para escoamento da safra e desafogar os armazéns que estão abarrotados do produto. Estima-se que atualmente o governo dispõe de 700 mil toneladas de trigo, ocupando os espaços dos armazéns das cooperativas e do próprio governo federal. Informações do mercado revelam que esses estoques podem chegar a 2,2 milhões de toneladas na passagem do ano.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29