Até o final de outubro, haverá conferências estaduais no Maranhão (4 a 6), no Acre (4 a 7), no Mato Grosso do Sul (4 a 7), em Sergipe (7 a 9), Pernambuco (9 a 11), Piauí (13 a 15), Mato Grosso (14 a 17), Rio Grande do Norte (17 a 19), Paraná (17 a 19), Amapá (17 a 21), Paraíba (18 a 20), Amazonas (18 a 21), Rondônia (19 a 21), Roraima (19 a 21), Santa Catarina (19 a 21), Pará (21 a 22) e Rio de Janeiro (24 a 27).
Os mais de mil conferencistas que participaram da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Maranhãoforam convidados a debaterem sobre a reestruturação do sistema de gestão e a redefinição de pactos com os municípios, com a divisão do estado em 19 regiões e oito macrorregiões de saúde. Do total de 217 municípios maranhenses, 182 (84%) se mobilizaram na etapa municipal. Na 6ª Conferência Estadual de Saúde do Acre foi salientado o sucesso do Programa Rede Cegonha, que garante atendimento seguro e humanizado da gravidez aos dois primeiros anos de vida do bebê. Todos os 22 municípios acreanos realizaram conferências municipais.
Entre os destaques da 7ª Conferência Estadual do Mato Grosso do Sul, foram citados o fortalecimento da atenção básica, a integração entre assistência e vigilância em saúde, a garantia do acesso à atenção especializada, a reorganização da atenção hospitalar, a qualificação da gestão e o fortalecimento do controle social. Nesse estado, a etapa municipal chegou a 100%, alcançando os 78 municípios. Em Sergipe, a 5ª Conferência Estadual destacou a importância de 100% dos municípios terem realizado suas conferências. Sergipe leva 52 representantes para a Conferência Nacional.
Pernambuco, em que 182 dos 185 municípios (98%) realizaram conferências, teve sua 7ª Conferência Estadual com a participação de mais de 2 mil pessoas, incluindo representantes de usuários, profissionais de saúde, gestores do SUS e conselheiros de saúde. O número de delegados por município levou em consideração a população de cada cidade. A Conferência resulta na eleição de 124 representantes que irão compor a delegação pernambucana na 14ª Conferência Nacional de Saúde.
Da Assessoria
SAÚDE
Estados concluem conferências em outubro
Termina este mês a etapa Estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília. Em todo o Brasil já foram realizadas mais de 4,2 mil conferências municipais e mais dez estaduais – Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Goiás, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo. Na etapa estadual, que dura até 27 de outubro, os estados elegem seus representantes para a conferência nacional.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%