Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Curitiba campeão dos Jojups

O município de Curitiba é o campeão em medalhas da fase final dos 25.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), disputada em Campo Mourão, de 7 a16 de outubro. Somou 73 medalhas de ouro, 53 de prata e 48 de bronze. Já o campeão em títulos, ou seja, número de modalidades conquistadas, é o município de Londrina com oito troféus de primeiro lugar, seguido por Maringá com seis e Curitiba com cinco, nas três primeiras posições. Em medalhas, Londrina ficou em segundo lugar com 43 de ouro e Maringá, em terceiro com 28. O município-sede foi o quarto, com 27 ouros.

17/10/2011 - 14:30


Vale destacar que essas duas classificações (por medalhas e por modalidades) não são oficiais, não são elaboradas pela equipe técnica dos Jojups. Elas servem apenas para controle da assessoria de imprensa da Secretaria de Esporte do Paraná, tendo em vista a grande demanda pelas informações. Nas duas apurações as medalhas e os títulos têm o mesmo peso, independente se são das divisões A ou B. Já o Trofeu Disciplina é oficial, conquistado por Londrina.
“Graças aos parceiros que estão apoiando o esporte no Estado, como a Copel, Sanepar, Renault e Caixa Econômica Federal, tivemos em Campo Mourão uma competição diferente, com melhor qualidade técnica e estrutura. Vários jogos foram transmitidos pela televisão E-Paraná, e isso valorizou o atleta. Tivemos problemas, mas foram resolvidos imediatamente, proporcionando tranqüilidade a todos os participantes”, analisa o secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman.
A fase final dos Jojups envolveu perto de cinco mil atletas em 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Foram 532 equipes de 106 municípios disputando os troféus e medalhas. As equipes são seleções municipais formadas por atletas com até 18 anos de idade. Estiveram em disputa 39 títulos, 20 em modalidades coletivas (9 na Divisão B e 11 na Divisão A) e 19 nas individuais.
A exceção do vôlei de praia, as modalidades coletivas foram realizadas em duas divisões, A e B. Já as individuais e mais o vôlei de praia, só na Divisão A, embora algumas como o ciclismo, ginástica rítmica e natação tivessem disputas distintas por faixas etárias valendo medalhas. Menos o futebol e a ginástica rítmica, as demais foram para os dois sexos. O futebol foi só no masculino, e a ginástica, só no feminino.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29