1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Sebrae/PR realiza encontro sobre inovação em Cascavel

Nesta quarta-feira, dia 19, empreendedores do setor metal-mecânico de Cascavel podem participar do Workshop de Inovação, iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Fundação Araucária, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio de entidades locais. A capacitação, que acontece das 8h30 às 12 horas, no escritório do Sebrae/PR em Cascavel, é gratuita e faz parte das ações do Projeto Agentes Locais de Inovação na região.

17/10/2011 - 15:22


Conforme enumera o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Cesar Brotto, existem aproximadamente 300 micro e pequenas indústrias do setor metal-mecânico em Cascavel. “O setor está em alta com o crescimento da economia e a concorrência aumenta ainda mais. Assim, para sobreviver num mercado competitivo é preciso se diferenciar e, ao contrário do que muitos imaginam, é possível inovar com baixo custo de investimento financeiro”, assinala.
Na programação do Workshop de Inovação, complementa o consultor, os participantes terão a oportunidade de conhecer casos práticos de inovação no setor em que atuam. “Além da apresentação de dois casos de sucesso do segmento, o encontro também trará apresentação de palestras, uma para conscientizar sobre a importância da inovação e outra sobre como praticar a inovação”, orienta. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone (45) 3321-7050, do Sebrae/PR em Cascavel.
Anna Teresa dos Santos é a agente local de inovação, capacitada pelo Sebrae/PR para trabalhar no setor metal-mecânico de Cascavel e, de acordo com ela, os casos de sucesso apresentados durante o encontro serão das empresas Romann Indústria, Comércio e Manutenção Industrial e MultScap Escapamentos e Máquinas. “Atendidas pelo Projeto Agentes Locais de Inovação, essas empresas cresceram e melhoraram a gestão empresarial de forma planejada”, diz a agente local.
“Decisões simples dentro da empresa fazem com que melhore o desempenho. Na Romann, por exemplo, houve o aperfeiçoamento do organograma da empresa. A empresa ampliou a área útil e adquiriu equipamento. A MultScap, além de aumentar o quadro de funcionários e produção, passou a gravar sua marca nos produtos fabricados. Também estimuladas pelo Projeto, as duas empresas passaram a visitar feiras, nos setores em que atuam, para acompanhar o mercado e visualizar ainda mais a possibilidade de inovação”, complementa Anna Teresa dos Santos.
Segundo Osvaldo Brotto, do Sebrae/PR, a inovação está mais ligada à qualificação de processos e à criatividade do empreendedor que ao investimento financeiro. “No Workshop de Inovação, que é parte do Projeto Agentes Locais de Inovação, queremos mostrar práticas simples que podem ser aplicadas no dia a dia dos negócios, tornando-os mais rentáveis e competitivos”, destaca.
São apoiadores do evento, em Cascavel, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal-PR), a Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (AMIC) e a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC); além da Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) e do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Circuito
O Workshop de Inovação é uma mobilização estadual e, na região oeste, também foi realizado em Foz do Iguaçu, no dia 20 de setembro, focado ao setor de turismo; em Marechal Cândido Rondon, no dia 21 de setembro, para o setor de agronegócio; e em Terra Roxa, no dia 22 do mesmo mês, para o setor de vestuário.
Em cada município do Paraná assistido pelo Projeto Agentes Locais de Inovação, a iniciativa realizará três palestras com os seguintes temas, nessa ordem: “A consciência sobre a importância da inovação como fator de competitividade”; “Apresentação de casos de sucesso do Projeto Agentes Locais de Inovação”; e “Como iniciar a prática da inovação na sua empresa”.
Para o consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Projeto Agentes Locais de Inovação, Olavio Schoenau, o Workshop de Inovação pretende desmistificar o conceito de inovar, muitas vezes associado apenas à tecnologia, consolidando, junto aos empresários, a consciência de que medidas, no sentido da inovação, são viáveis e fundamentais para elevar a capacidade competitiva de qualquer empreendimento.
“Inovar significa mudar procedimentos de maneira que sensibilize positivamente o mercado. Por isso, a primeira palestra propõe esclarecer e conscientizar o empresário sobre a importância e os benefícios da inovação como fator de competitividade”, afirma Olavio Schoenau. Já na segunda palestra, o coordenador estadual do Projeto diz que o Workshop visa mostrar aos empresários que inovar é uma ação possível, seja a empresa simples ou mais estruturada.
Para o terceiro tema do Workshop de Inovação, Schoenau ressalta que a proposta é oferecer alternativas aos empresários sobre como iniciar a prática da gestão da inovação. “Muito se fala sobre inovar, mas pouco se ensina sobre como começar a construir a cultura no dia a dia das empresas. Esperamos oferecer essa contribuição aos participantes”, assinala.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29