1144x150 %284%29

GERAL

Prefeito faz contatos e retorna satisfeito de Brasília

Mais de 1200 prefeitos, representantes de diversos municípios brasileiros participaram, nesta semana, em Brasília, da reunião da Confederação Nacional dos Municípios. Conforme o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que também participou do evento, as lideranças discutiram a emenda federal 29, que obriga a união e os estados a investir 12% do orçamento em saúde.

12/11/2010 - 16:19


Segundo ele, enquanto os prefeitos podem ser punidos, inclusive com a cassação do mandato, caso não apliquem um mínimo de 15% em saúde, a União e o Estado não tem qualquer exigência. Além desta questão também foram discutidas alternativas para reduzir as perdas de FPM dos municípios, que colocam as administrações em dificuldades.

As consultas especializadas, feitas nos municípios as custas das prefeituras são de responsabilidade do Estado e da União, como foi muito frisado pelos candidatos nas suas campanhas eleitorais. Em Toledo, explica ele, através de uma iniciativa conjunta com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, são disponibilizadas diversas consultas especializadas à população. “É uma responsabilidade do Estado e da União, mas que os municípios estão assumindo para dar um atendimento de saúde de melhor qualidade à população”. Para o prefeito, se fossem computados os gastos dos prefeitos com idas a Brasília para pressionar deputados e senadores para a votação da emenda, nos últimos tempos, seria suficiente para a manutenção do programa por pelo menos um ano.
O prefeito de Toledo aproveitou a ida a Brasília para fazer contatos nos ministérios e com deputados e senadores. Acompanhado do ex-vereador e administrador distrital Odair Maccari, Schiavinato esteve com o deputado Dilceu Sperafico, com o senador Acir Gurgacz, com a senadora eleita Gleisi Hoffmann, integrantes dos ministérios do Planejamento e dos Esportes, entre outras autoridades. Entre outros contatos, Schiavinato encaminhou no Ministério dos Esportes, projeto para a construção de uma piscina coberta e aquecida no Jardim Porto Alegre, próximo ao parque Frei Alceu (antigo kartódromo).
 

Da Assessoria - Toledo

 

Sem nome %281144 x 250 px%29