1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2011 será entregue no próximo dia 21, em Maringá

Quinhentos empresários do setor da construção civil são esperados para o evento de entrega do Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2011, que será realizado nesta sexta-feira (21), às 19h30, em Maringá, no noroeste do Paraná. Esta é a segunda edição da iniciativa, considerada exclusiva no Brasil por somar quatro critérios de avaliação. Na ocasião, também será entregue, pela primeira vez, o Prêmio Fornecedor Sinduscon-NOR/PR.

18/10/2011 - 12:55


A iniciativa é do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-NOR/PR), em parceria com o Sebrae/PR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai/PR). O objetivo das premiações é coroar os resultados positivos do trabalho de aperfeiçoamento realizado junto às empresas de construção civil, nos últimos anos, por meio de projetos de capacitação e de incentivo pela busca por excelência.
Dezoito construtoras disputam o Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2011 e integram o ranking das empresas com melhores práticas em busca de qualidade. Para este ano, além dos três critérios de avaliação exigidos em 2010 - qualidade em gestão, segurança no trabalho e manejo correto de resíduos sólidos - foi acrescentado o item responsabilidade social.
A comissão avaliadora do Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2011 é composta por representantes do Sinduscon-NOR/PR e do Sebrae/PR, que selecionam o vencedor a partir de dados coletados em três auditorias realizadas nas empresas participantes. Em cada visita é aplicado um check-list, que verifica os quatro critérios de avaliação.
Já para o Prêmio Fornecedor Sinduscon-NOR/PR, foram levantadas 15 categorias de atuação, como concreto, ferro, elevador, porta e batente. A seleção dos vencedores é feita pelos associados do Sinduscon-NOR/PR, que votam nos melhores fornecedores dos 109 municípios representados pelo sindicato. Quinze empresas, uma de cada categoria, serão premiadas durante o evento.

Avaliação
Valdemar Adorno Junior, diretor-executivo do Sinduscon-NOR/PR, observa que os empresários têm demonstrado cada vez mais interesse pela iniciativa. “Além de concorrer ao prêmio, cada empresa recebe um diagnóstico final que permite avaliar se as ações em busca de excelência estão rendendo bons resultados, e os pontos a serem melhorados”, afirma.
O diretor-executivo acrescenta que o item responsabilidade social foi incluído porque, além de ser uma tendência de mercado, alerta para a importância de investir em programas sociais que elevam a auto-estima dos colaboradores. “Queremos que o trabalhador tenha orgulho de atuar na construção civil e, para isso, precisam ser respeitados como ser humano, e não apenas como peão de obra”, salienta Valdemar Junior.
O consultor do Sebrae/PR, Joversi Luiz de Rezende, destaca que um dos grandes desafios das empresas é associar crescimento ao aumento de qualidade em gestão e produtividade. “Os empresários têm buscado novas técnicas para melhorar todo o processo de gestão. E, ao reconhecer esse esforço, os prêmios motivam o trabalho contínuo de aprimoramento e, por isso, são cada vez mais valorizados pelo segmento”, reforça.
A classificação, segundo Joversi de Rezende, também provoca a concorrência saudável no mercado regional, porque, ao agregar valor às marcas vencedoras e presentes no ranking, outros empresários se despertam para o mesmo objetivo. “Esse estímulo também acontece com os bons frutos colhidos pelo empenho das empresas participantes, que são percebidos por outros dirigentes, incentivando as boas práticas”, completa o consultor do Sebrae/PR. 

Qualificação
Antes de serem exigidos no processo de avaliação, os quatro critérios foram trabalhados junto aos empresários por meio dos programas de capacitação promovidos pelas entidades parceiras. O Sinduscon-NOR/PR realizou capacitações e prestou orientações sobre as exigências de segurança no trabalho, conforme prevê a legislação brasileira.
Já o Sebrae/PR, juntamente com o Senai, promoveu treinamentos, consultorias, incentivo de ações cooperadas, entre outros. Todo o trabalho esteve pautado nas exigências do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), criado pelo Ministério das Cidades do Governo Federal, e do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que consta em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Convites
Empresários interessados em comparecer no evento devem adquirir convites no Sinduscon-NOR/PR, que fica na Avenida Carneiro Leão, nº 135, sala 203, Edifício Europa, telefone (44) 3025-7999. O investimento é de R$ 100 por pessoa. O evento será realizado no Moinho Vermelho, localizado na Avenida Colombo, nº 8.700, saída para Paranavaí.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29