Casa de not%c3%adcias 1144x150

Seminários itinerantes de crédito percorrem o noroeste do PR

Orientar empresários de micro e pequenas empresas sobre produtos e serviços ofertados por instituições financeiras. Esse é o principal objetivo dos Seminários Regionais de Crédito, uma iniciativa do Sebrae/PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em parceria com instituições financeiras e associações empresariais, que percorrerão nove municípios da região noroeste do Paraná nos meses de outubro e novembro.

18/10/2011 - 12:58


Paranavaí é a primeira cidade da região noroeste a receber o evento, no próximo dia 18 de outubro. Na sequência, os Seminários Regionais passam por Loanda, Maringá, Cianorte, Umuarama, Altônia, Nova Esperança, Astorga e Campo Mourão. No Paraná, esse é o segundo ano consecutivo da iniciativa, que deve percorrer em média 20 municípios do Estado no decorrer de 2011. Em todos os municípios, as inscrições são gratuitas e a programação começa a partir das 19 horas.
Os Seminários Regionais dividem-se em dois momentos. Primeiramente, está programada a apresentação de produtos e de serviços financeiros destinados às micro e pequenas empresas. Em seguida, também está prevista uma rodada de negócios sobre crédito, ou seja, um encontro no qual os empreendedores e empresários agendam um atendimento individualizado com instituições bancárias.
Para o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, a vantagem dos Seminários Regionais é que empreendedores têm à sua disposição diversas instituições reunidas em um único local, o que permite conhecer linhas de crédito que atendam melhor suas demandas, como recursos para investimento ou capital de giro. “É uma grande oportunidade para obter informações precisas que ajudam a planejar investimentos”, afirma.
Flavio Locatelli Junior, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, conta que os Seminários Regionais de Crédito e as Rodadas de Negócios sobre Crédito tiveram resultados positivos, em 2010. “Os gestores precisam de informações para tomarem suas decisões. Assim, os Seminários Regionais foram idealizados para ampliar o conhecimento de empresários de micro e pequenas empresas sobre produtos, serviços e linhas de crédito ofertadas pelas instituições financeiras convidadas e gerar oportunidades de negócios”, explica Locatelli.
No ano passado, os eventos beneficiaram quase 2 mil pessoas no Estado. Foram realizados em 14 municípios paranaenses, mobilizando 62 profissionais ligados ao Sebrae/PR e 253 profissionais de instituições financeiras. Os Seminários Regionais contaram com a participação de 13 instituições financeiras e 21 cooperativas de crédito singulares. Mais de 450 atendimentos individuais foram realizados.
O coordenador estadual do Sebrae/PR ainda observa que, atualmente, os empresários já estabelecidos ou em início de negócio e também os empreendedores individuais, recém-formalizados, encontram boas alternativas de financiamento em diversas instituições. “As linhas de crédito estão disponíveis em valores que vão de R$ 300, como o microcrédito, até R$ 1 milhão, operações que podem ser realizadas pelo cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”, sinaliza.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29