1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Vestibular 2012 Inscrições abertas até dia 7 de novembro

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará realizando até o dia 7 de novembro as inscrições para o Concurso Vestibular 2012, que oferece 2.329 vagas. Neste ano, o Vestibular terá sua primeira etapa no dia 27 de novembro e a segunda no dia 11 de dezembro, nos câmpus de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

18/10/2011 - 13:12


De acordo com o Diretor de Vestibular, João Carlos Cattelan, “esse processo de seleção se encontra hoje com uma metodologia bastante consolidada e os candidatos não terão nenhuma surpresa de alterações feitas de última hora”. Alerta, no entanto, para “a atenção especial que os candidatos devem ter com relação às alterações relativas às obras literárias e à prova de redação”, pois, nestes dois casos, houve alterações com relação aos vestibulares anteriores. Afirma, porém, que as mesmas foram bastante difundidas e as escolas da região foram, todas elas, informadas sobre estas decisões. Por fim, o diretor alerta para que “os candidatos não deixem para fazer a inscrição de última hora, para evitar atropelos” e também para que aqueles que se julgam cotistas “se informem direito sobre o que significa isso, para não terem problemas na matrícula, caso venham a se classificar no limite de vagas”.
Neste Concurso foi mantida a reserva de vagas de, no mínimo, 40% para alunos oriundos de escola pública, os quais, para poderem concorrer como cotistas, devem atender à exigência de terem feito as quatro séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e o Ensino Médio integral e exclusivamente em escola pública.
A primeira etapa do Concurso Vestibular para ingresso constará de uma prova de Conhecimentos Gerais, com a seguinte distribuição: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano), Literatura Brasileira, Matemática, Português, Química, Filosofia e Sociologia. A segunda etapa terá prova de Redação e a de Conhecimentos. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (45)3220-3099 e 3220-3100 ou ainda pelo e-mail da Diretoria de Concurso Vestibular: vestibular@unioeste.br.

Obras Literárias
Para o Vestibular 2012 a Unioeste estará exigindo as seguintes obras literárias: Poemas: Gregório de Matos Guerra: Implorando de Cristo, um pecador contrito, perdão dos seus pecados (1º verso: “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado”); Moralidade sobre o dia de quarta-feira de cinza (1º verso: “Que és terra, oh Homem, e em terra hás de tornar-te”); À Bahia (1º verso: “Triste Bahia! Oh quão dessemelhante”); Aos senhores governadores do mundo em seco da Bahia e seus costumes; (1º verso: “A cada canto um grande Conselheiro”); Expressões amorosas a uma dama a quem queria (1º verso: “Discreta e formosíssima Maria”); Aos afetos e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem bem (1º verso: “Ardor em firme coração nascido”).
E mais os seguintes Poemas: Cláudio Manuel da Costa: Soneto XIV (Quem deixa o trato pastoril amado; Soneto LXII (Torno a ver-vos, ó montes; o destino; Tomás Antonio Gonzaga: Lira I (primeira parte de Marília de Dirceu), Lira II (primeira parte de Marília de Dirceu); Álvares de Azevedo: Lembrança de morrer; Gonçalves Dias: Canção do exílio; Casimiro de Abreu: Meus oito anos; Castro Alves: O navio negreiro; Olavo Bilac: A um poeta; Raimundo Correia: Anoitecer; Banzo; Alphonsus de Guimarães: Ismália; Mário de Andrade: Descobrimento; Vinícius de Moraes: Soneto de separação, Soneto de fidelidade; Manuel Bandeira: Poética, Desencanto, Andorinha; Carlos Drummond de Andrade: Órion, Inscrição, Infância, Sina, E agora José?; Adélia Prado: Com licença poética, Clareira, Bucólica nostálgica.

Contos
Machado de Assis: Cantiga de esponsais, Missa do galo, A cartomante; Simões Lopes Neto: No manantial; Monteiro Lobato: Negrinha, Bucólica; Mário de Andrade O peru de natal; Lygia Fagundes Telles: Antes do baile verde; Guimarães Rosa: Famigerado; Dalton Trevisan: Balada das mocinhas do passeio, Apelo; Rubem Fonseca: Passeio noturno - parte I; Luiz Vilela: Rua da amargura.

Romances
Erico Veríssimo: Um certo capitão Rodrigo; José Lins Do Rego: Menino de engenho; Cristovão Tezza: O filho eterno.
Os poemas, contos e romances, indicados, podem ser buscados em qualquer edição, desde que os textos estejam completos. Além das obras elencadas, também faz parte do conteúdo para o Vestibular da Unioeste a fundamentação teórica que embasa os estilos de época, conforme o livro História concisa da literatura brasileira, de Alfredo Bosi.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29