De acordo com André Finkler, pesquisador do Iapar que integra a comissão organizadora do encontro, uma das conferências mais aguardadas é a da pesquisadora espanhola Erika Muela Garrido. Ligada à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Zaragoza (Espanha), ela vai relatar a experiência do Grupo Pastores, cooperativa formada há cerca de 30 anos e que reúne mais de 1.200 criadores. O grupo produz carne de ovelhas com denominação de origem, vendida em toda a Espanha e também exportada para diversos países europeus.
Para Finkler, um dos entraves ao desenvolvimento da produção de ovinos e caprinos no Paraná é a ainda incipiente estruturação da cadeia produtiva. Por isso, ele acredita que a experiência cooperativista dos criadores espanhois pode inspirar a estruturação de um modelo ajustado à realidade do Estado.
Outra palestra bastante aguardada tratará das novas abordagens que a pesquisa vem desenvolvendo para o controle de verminoses – tema do pesquisador Marcelo Beltrão Molento, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Do ponto de vista técnico, o controle eficiente desses parasitas é um dos principais desafios para a produção", explica Finkler.
A programação ainda contempla avanços técnicos relacionados ao bem-estar dos animais e efeitos da dieta sobre a qualidade da carne. No segmento destinado a temas de mercado, haverá palestras sobre lucratividade de diferentes arranjos de produção, linhas de crédito para criadores e importância do acompanhamento dos indicadores de preços.
Também estão previstos um leilão de animais selecionados, curso de gastronomia (cortes comerciais e elaboração de pratos gourmet) e visita técnica à Fazenda Experimental do Iapar em Pato Branco, que mantém um rebanho de aproximadamente 400 caprinos de corte para atividades de pesquisa e melhoramento genético. Mais informações podem ser obtidas no site www.simposiosboc.com.br.
O 3º Simpósio Sul-Brasileiro de Caprinos e Ovinos é uma promoção da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), por intermédio do Iapar e da Emater; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campi Pato Branco e Dois Vizinhos; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Prefeitura de Pato Branco; Sindicato Rural de Pato Branco; Núcleo de Médicos Veterinários de Pato Branco; Cooperativa Sudcarnes e Sociedade Rural de Pato Branco.
Conta ainda com colaboração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Instituto Federal Catarinense (IFC); Instituto Federal Paraná (IFPR); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Coasul Cooperativa Agroindustrial; Cooperativa Agropecuária Tradição; Sicredi; Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop); Banco do Brasil; Sistema Faep; San Rafael Sementes e Cereais; Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) e Sebrae.
Da AE Notícias
PECUÁRIA
Paraná realiza Simpósio Sul-Brasileiro de Caprinos e Ovinos
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio de suas vinculadas Iapar e Emater, promove em Pato Branco o 3º Simpósio Sul-Brasileiro de Caprinos e Ovinos. O evento, que acontece entre os dias 25 e 28 de outubro, é dirigido a profissionais da assistência técnica e extensão rural, pesquisadores, estudantes de ciências agrárias e criadores.
Mais lidas
- 1Cerca de 10 mil pessoas agitam o Parque Diva Paim Barth durante a Virada Cultural
- 2Depois da ponte
- 3Unioeste recebe Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável
- 4UBS de Toledo iniciam vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
- 5Circo da Magia comemora aniversário com espetáculo "Elora"
Últimas notícias
- 1Volume de chuva já passou de 100 mm em cidades do Oeste do Paraná nesta sexta-feira
- 273 anos de história e progresso: Toledo segue crescendo com sua gente
- 3Embaixada Solidária recebe o Prêmio Luiz Gama, um dos mais importantes reconhecimentos do Brasil em Direitos Humanos
- 4Projeto de urbanização do Jardim Coopagro é aprovado em audiência pública
- 5Simepar e Defesa Civil alertam para tempestades severas no Oeste e Noroeste nesta sexta



