Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Ferri defende a criação da sexta promotoria, em Toledo

Neste ano, as Promotorias de Justiça da Comarca de Toledo realizaram mais de 10 mil processos. A Lei Orgânica Estadual e por determinação do Conselho Estadual do Ministério Público estabelecem que a cada três anos sejam realizadas correições ordinárias pela corregedoria. Diante disso, nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), o subcorregedor do Ministério Público, Geraldo da Rocha Santos e sua equipe estão em Toledo para verificar o desenvolvimento dos trabalhos dos Promotores de Justiça. Na terça-feira (18), a equipe realizou a mesma atividade no Município de Terra Roxa e na sexta-feira (21), eles retornam para Curitiba. O Promotor Coordenador Administrativo, Giovani Ferri pretende conversar com o subcorregedor sobre a criação de uma 6ª Promotoria.

19/10/2011 - 19:40


O subcorregedor explicou que a correição é uma análise de processos judiciais com a intervenção do Ministério Público por amostragem e uma análise de recursos que são realizados os processos extrajudiciais.

Ao ser questionado quais são as principais irregularidades encontradas nas Promotorias do Estado, ele afirmou que não estão encontrando irregularidades. “As pessoas encaminham algumas reclamações a corregedoria. Se o pedido for precedente são tomadas as devidas providências sobre a situação”.

O Promotor Coordenador Administrativo, Giovani Ferri, afirmou que é papel do Promotor demonstrar o trabalho desenvolvido em favor da sociedade ou os resultados da fiscalização do Poder Público e da Lei Geral. Ferri enfatizou que a equipe vai constatar as condições estruturais e a organização dos trabalhos das promotorias. “As nossas promotorias são distribuídas por áreas, como criminais, saúde, meio ambiente, civil, entre outras. Diante disso, cada Promotor organiza com sua equipe os documentos para serem apresentados. Atuamos em dois mil casos na área criminal, controle externo das polícias, toda a movimentação de inquéritos policiais, civis públicos envolvendo a área do meio ambiente e defesa do consumidor e as outras promotorias estão nesta média de atuação também”.

Criação

Aproveitando a presença do subcorregedor, Ferri destacou que pretende conversar com ele sobre a possibilidade da criação de uma 6ª Promotoria. “O Município de Toledo tem avançado muito e temos que acompanhar esta evolução. Para isso, reunimos uma série de dados que serão apresentados a ele para que se crie outra Promotoria em Toledo. Além que há um propósito do judiciário aumentar em mais um juiz”.

 

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29